Quando jovem, fiquei encantado com o filme "Agonia e Êxtase, um drama histórico-biográfico baseado no romance homônimo de Irving Stone. Gostei tanto que decidi ler o livro com a biografia ficcional de Michelangelo. Poucos livros fazem jus ao título tão bem. O Michelangelo de Stone é um tumulto de paixão e dor, um herói romântico feito sob medida para aqueles que acreditam que a criação artística transcende quase qualquer outro ato. Stone descreve a escultura de Michelangelo emergindo do mármore de uma forma visceral, quase sexual. |
Mas para uma abordagem muito menos masculina de como é esculpir uma figura em um bloco sólido de pedra, veja o curta-metragem da Nat Geo abaixo, no qual um retrato tridimensional ganha vida nas mãos da escultora Anna Rubincam.
Veja como se traduz o vídeo para outros idiomas
VÍDEO - ESTE VÍDEO TEM TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS
Este é um trabalho de amor, mas também de preparação cuidadosa. Rubincam começa seu processo medindo e esboçando as características de uma modelo ao vivo.
A partir daí, ela cria uma versão em argila antes de passar a cinzelar cuidadosamente a peça na pedra. Todo o processo demorou três semanas.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário