Em dezembro passado, uma manada de 15 elefantes, incluídas mães com suas crias, deixaram seu lar no bosque tropical da prefeitura de Puer, no sudoeste da China, e começaram uma travessia para o norte do país. Após 400 quilómetros e seis meses ainda estão em movimento e agora se encontram a menos de 100 quilómetros da cidade de Kunming, capital da província de Yunnan e tudo indica que eles não pretendem parar ainda. |
Durante sua aventura, os animais visitaram várias cidades, atravessando estradas metropolitanas e ignorando as sirenes da Polícia. Os residentes locais conseguiram gravar vídeos da manada enquanto transitam pelas ruas.
Por sua vez, os especialistas não estão seguros das razões que motivaram estes mamíferos a viajar. Segundo alguns especialistas, cada grupo de elefantes é diferente e alguns podem ser mais aventureiros que outros. Não obstante, a pesquisadora Becky Shu Chen considera que a manada poderia estar impulsionada pelo stresse e o pânico. Acrescentou que o último movimento de elefantes da China foi provavelmente faz uns 400 anos, quando os animais vagavam entre as matas do sul da província de Yunnan até as águas do rio Amarelo ou Huang He.
A China tem apenas 1% ou ao redor de 300 elefantes asiáticos selvagens do total de sua população mundial e seu habitat se limita às partes do sul de Yunnan. A área se urbanizou rapidamente e o habitat original dos elefantes foi reduzido, com fragmentação dos bosques entre estradas, cidades e campos.
Becky Shu Chen comentou que os elefantes da China tinham se adaptado a sua nova paisagem e que seu número estava crescendo. Ademais, sublinhou que a viagem da manada através de Yunnan poderia ter começado em busca de alimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário