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terça-feira, 25 de maio de 2021

Nos anos 60 a Goodyear inventou pneus iluminados de poliuretano


 

No final dos anos 1930, um químico alemão chamado Otto Bayer sintetizou um novo polímero orgânico chamado poliuretano. Ao longo das décadas, o poliuretano encontrou muitas aplicações, especialmente na indústria automobilística, onde o polímero macio e elástico é usado para fabricar almofadas de espuma de alta resiliência para assentos, encostos de cabeça e braços, bem como para revestir tetos e painéis de instrumentos.


Nos anos 60 a Goodyear inventou pneus iluminados de poliuretano

A Bayer chegou a expor um carro experimental cuja carroceria era inteiramente feita de poliuretano. Mas foi o lendário fabricante de pneus Goodyear que chamou a atenção ao inventar um novo uso para o material: pneus, e não qualquer pneu; esses pneus brilhavam.

Ao contrário dos pneus de borracha tradicionais, onde várias camadas de borracha, elementos têxteis, além de cintas de aço, lona, banda de rodagem e outros componentes são comprimidos juntos em um processo longo e complicado, a fabricação de pneus de poliuretano foi um processo notavelmente fácil.



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Tudo o que precisava ser feito era misturar os produtos químicos de poliuretano, despejar a mistura em moldes em forma de pneu e cozê-los no forno. 

A Goodyear adicionou pequenas quantidades de corante à mistura, e voila!: pneus coloridos. Esses pneus podia se combinar com o carro e, talvez, até mesmo com a roupa da esposa.

- "Um dia uma esposa pode dizer ao marido: 'Charlie, vá trocar os pneus porque hoje vou usar meu tubinho azul'"disse o gerente de desenvolvimento da Goodyear, John J. Hartz, em 1962.

Mas o que realmente tornou único esse composto de pneu, que a Goodyear chamou de neotano, foi sua capacidade de deixar a luz passar. A Goodyear viu uma oportunidade e colocou 18 lâmpadas minúsculas dentro do pneu, produzindo um brilho intenso à noite.

A empresa esperava que pneus iluminados tornassem a direção mais segura no nevoeiro, ou que os próprios pneus pudessem funcionar como indicadores de direção e luzes de freio. A empresa estava entusiasmada com seu futuro. 

Num comunicado à imprensa de 1961, a Goodyear previu uma nova era de automóveis da moda:

Nos anos 60 a Goodyear inventou pneus iluminados de poliuretano

- "Uma vez que os pneus cheguem ao mercado -e isso pode acontecer em alguns anos- os estilistas de automóveis podem usá-los para fazer o esquema de cores de um carro, talvez combinando os pneus com o estofamento. E não é improvável que a senhora queira pneus que melhorem seu guarda-roupa, seu cabelo ou até mesmo seus olhos", dizia o comunicado- "Imagine, se quiser, uma garota dizendo a outra: 'Mas, minha querida, pneus verdes simplesmente não combinam com seus olhos'. Quando esse dia chegar, significará uma nova fronteira para o designer de pneus."

Nos anos 60 a Goodyear inventou pneus iluminados de poliuretano

Felizmente, ou infelizmente, os pneus não chegaram ao mercado. Os testes mostraram que os pneus de neotano não tiveram um bom desempenho em tempo chuvoso e derretiam em freadas bruscas. Muitos especialistas também acharam que ele poderia criar muita distração. De facto, a revista Life relatou que os motoristas ficaram tão fascinados com as cores que simplesmente paravam para olhar.

No final, a Goodyear percebeu que produzir pneus de neotano comercialmente seria muito caro de qualquer maneira, e o projeto foi abandonado.


www.mdig.com.br

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