AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Desde 2015 já foram disponibilizados 63 milhões de euros para conservação da natureza

 

Ministro do Ambiente e da Ação Climática após assinatura de protocolo no âmbito da gestão de habitats e espécies ameaçadas e melhoria das condições de visitação no perímetro florestal da Contenda, Moura, 21 maio 2021. (Foto: Nuno Veiga/Lusa)

























O Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que, desde 2015, já foram investidos «63 milhões de euros na conservação da natureza».

Durante uma visita à Herdade da Contenda, em Moura, João Pedro Matos Fernandes disse que o investimento na conservação da natureza tem sido feito «essencialmente nos parques naturais e nas áreas protegidas». O Ministro disse também que o Governo quer «alargar esses apoios a outros territórios».

«Não temos dúvidas de que - e a pandemia ensinou-nos isso de forma muito aguda - a saúde ambiental e animal não podem ser separadas da discussão sobre a saúde humana», ou seja, «quanto melhor cuidarmos e promovermos a biodiversidade, mais remota é a possibilidade de aparecerem pandemias como esta», disse.

Para João Pedro Matos Fernandes «é fundamental promover a biodiversidade» e essa «é uma consciência que não é só da ciência», mas também de «um conjunto dos cidadãos».

«É absolutamente essencial cuidarmos de todas as outras espécies e, tendo a espécie humana um peso como mais nenhuma outra tem no planeta, nós temos essa responsabilidade», afirmou.


Herdade da Contenda

O protocolo, agora assinado com a Câmara de Moura, envolve um apoio do Fundo Ambiental no valor de «400 mil euros» para o desenvolvimento de «um conjunto de atividades», na Herdade da Contenda, «em prol da conservação da natureza».

O apoio vai ser aplicado na «melhoria e restauro dos habitats, plantação de espécie autóctone e na gestão das linhas de água, que são fundamentais em territórios onde há pouca água».

Recorde-se que a Herdade da Contenda venceu o Prémio Nacional de Paisagem 2020, atribuído pela Direção-Geral do Território, com a candidatura «Uma paisagem de referência na Raia - A Herdade da Contenda». 


https://www.portugal.gov.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário