AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

O vídeo do linchamento do palestiniano transmitido em directo pela televisão israelita

 




O vídeo amador particularmente violento foi filmado na noite de quarta-feira em Bat Yam. O início da mesma cena foi capturado por uma câmera de televisão israelense e transmitido ao vivo.

Vídeo particularmente violento, que parece ter sido filmado com um telefone celular, de um homem com o rosto sangrando e espancado no chão. 

A legenda dessas imagens, publicada em particular pelo Twitter do Times of Gaza e que se tornou viral na quarta-feira, 12 de maio, refere-se a "colonos israelenses [que] atacam um palestino".


Vários elementos do vídeo (a posição da vítima, seu traje, a presença de um carro branco e vários objetos identificáveis) nos permitem concluir que essas imagens correspondem a uma cena que aconteceu em Bat Yam, uma cidade limítrofe de Tel Aviv , na noite de quarta para quinta, e também filmado por uma câmera de televisão.


Quinze minutos no solo

“Em Bat Yam, nos arredores de Tel Aviv, uma multidão de extremistas judeus de direita tirou um motorista árabe de seu veículo e o espancou ”, relata o jornal israelense Haaretz . Ele foi evacuado para tratamento médico em estado grave, mas o estado da vítima de 33 anos melhorou depois de uma noite de tratamento intensivo. " A vítima teria estado no terreno por quase quinze minutos, antes da chegada da polícia e dos serviços de resgate, de acordo com o The Times of Israel .

A cena despertou ainda mais emoção ao ser filmada e transmitida ao vivo por um repórter do canal estatal israelense K11. Nessas imagens, vemos várias pessoas batendo no rosto do homem com muita violência, enquanto ele já estava no chão.

O linchamento ocorreu em um contexto em que "dezenas de desordeiros" de grupos de direita "atacaram lojas de árabes" e "cantaram canções racistas" nas ruas de Bat Yam, detalha Hareetz, que menciona violência em várias outras cidades. Segundo o prefeito da comuna, os manifestantes não são moradores de Bat Yam, mas “provocadores que vieram de fora para vandalizar”.

Vídeo





www.liberation.fr

2 comentários:

  1. Engraçado... vi isso na SIC e deram a informação que os árabes israelitas estavam a atacar os judeus... inclusive passando uma declaração do Netanyahu sobre o que faria sobre isso...

    ResponderEliminar
  2. Engraçado... vi isso na SIC e deram a informação que os árabes israelitas estavam a atacar os judeus... inclusive passando uma declaração do Netanyahu sobre o que faria sobre isso...

    ResponderEliminar