O mundo dos insectos é vasto e precioso, de fato, são o grupo de animais mais diversificado existente no planeta e o maior e mais largamente distribuído grupo de animais artrópodes, que representam mais de 70% de todas espécies de seres vivos descritos. Em geral suas formas e cores estão entre os mais espantosos e estimulantes de todos os que existem na natureza. Por essas qualidades, e também por seu carácter naturalmente fugidio, as visitas e encontros com insectos muitas vezes são considerado aparições mágicas.
|
Recentemente circulou pela Rede fabulosas imagens tomadas por Margaret Neville, que reside na África do Sul. Ela encontrou em seu jardim um insecto que parecia mimetizar-se com um arbusto de lavanda e tinha, ademais, um comportamento incomum.
Margaret descreveu este insecto como uma espécie de "delicada escultura de cristal", uma espécie de jóia espontânea.
Em realidade o insecto que ela encontrou, ainda que bastante raro, tem nome: trata-se um louva-a-deus-flor, ou orquídea (Pseudocreobotra wahlbergii), uma espécie da abundante família Hymenopodida que é um exemplo de mimetismo agressivo, uma forma de camuflagem na qual as cores e os padrões de um predador atraem presas.
vídeo
Seu nome vem, por suposto, de sua capacidade extraordinária de mimetizar-se com as flores, como pode ser observado nestas preciosas imagens. Seus comportamentos variam, mas geralmente compreendem escalar uma planta e depois ficarem quietos até que um insecto caia dentro do seu alcance (predação por emboscada).
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário