Jovens Pioneiros usam máscaras de gás durante um exercício de defesa civil em Leningrado. 1937.
Quase todos os Campos de Pioneiros eram administrados por organizações soviéticas. Se seus pais trabalhassem em uma grande empresa de construção, era provável que fossem ao Acampamento dos Pioneiros que pertencesse a essa empresa, localizado em algum lugar de uma floresta, perto de um rio ou lago, onde os menores praticavam muita natação, desportos, jogos, competições e outros eventos.
Os Pioneiros não ficavam em barracas; os acampamentos eram mais parecidos com os resorts de verão, onde havia uma lanchonete, biblioteca, salão de dança etc. A estadia média era de 21 dias, e o maior evento nesses 21 dias era a "Zarnitsa": a busca final que combinava lazer, desportos e treinamento militar básico.
Toda criança em idade escolar na União Soviética lembra de ter que usar esse lenço de pescoço dos 10 aos 15 anos. O uniforme lembrava o de um escoteiro, mas, diferentemente dos escoteiros, os Pioneiros não tinham distintivos e medalhas porque o grupo era mais importante do que o indivíduo. Participar de um acampamento de Pioneiros não ajudava, de alguma forma, a entrar em uma escola melhor ou afetava seu futuro.
Pioneiro é um amigo de todas as crianças do mundo, URSS, 1961.
Em 1977, um grupo de adolescentes e pré-adolescentes canadenses de todo o Canadá foi enviado para o campo dos jovens Pioneiros soviéticos, em Orlyonok. Os pais de Kirsten Koza, de 11 anos, enviaram seus filhos para acampar na União Soviética, com apenas cinquenta dólares no bolso e eles voltaram com quarenta. Ela escreveu um livro sobre o assunto, detalhando suas aventuras incomuns, mas divertidas, em um desses acampamentos de verão. De fato, é difícil encontrar lembranças negativas dos verões passados nesses campos.
- "Amávamos os acampamentos de verão dos Pioneiros", disse um Redditor. - "Para ser sincero, a infância soviética era ótima: qualquer atividade depois da escola, clube ou atividade desportiva que você sempre quis era grátis e aberta a todas as crianças. (Eu cresci em Minsk nos anos 80)."
A organização dos Jovens Pioneiros, reivindicou Pavlik como um dos seus para a história de propaganda perfeita, e teve um enorme impacto nas normas morais de gerações de crianças
A União Russa da Juventude Comunista lutou persistentemente com os remanescentes dos movimentos de escoteiros clandestinos. Não demorou muito para que sua presença desaparecesse, substituída por uma organização que começou a educar adequadamente as crianças com ensinamentos comunistas. Durante a Segunda Guerra Mundial, os Pioneiros trabalharam duro para contribuir com o esforço de guerra a todo custo e milhares morreram em batalha.
Muitos iam para um acampamento pioneiro no mar Negro. De todos os acampamentos dos Pioneiros, o “Artek” era o mais famoso e difícil de entrar.
Embora os Jovens Pioneiros sejam coisa do passado, parece que ainda existe um último braço do campo da era soviética. O fotógrafo russo Andrey Semenov documentou uma nova geração de jovens pioneiros aspirantes que reviveram o movimento em Moscou, com lenços vermelhos e tudo.
- "Nossos amigos recomendaram o acampamento de Jovens Pioneiros, no qual seus filhos também compareceram", disse Andrey ao Calvert Journal. - “Na época, eu não sabia que este era um verdadeiro acampamento de Pioneiros, mas quando vi as fotos de crianças adornando lenços vermelhos no site deles, não podia acreditar nos meus olhos. No entanto, fizemos uma visita e foi quando decidi dedicar uma história a esses pioneiros."
- "Nossos amigos recomendaram o acampamento de Jovens Pioneiros, no qual seus filhos também compareceram", disse Andrey ao Calvert Journal. - “Na época, eu não sabia que este era um verdadeiro acampamento de Pioneiros, mas quando vi as fotos de crianças adornando lenços vermelhos no site deles, não podia acreditar nos meus olhos. No entanto, fizemos uma visita e foi quando decidi dedicar uma história a esses pioneiros."
Da mesma forma, no mar da Crimeia, o lendário campo de Artek, lembrado como o "diamante" dos campos dos pioneiros soviéticos, ainda está de pé, embora as crianças não precisem mais usar os uniformes vermelhos.
Artek na era da URSS.
Após o colapso da União Soviética em 1991, o famoso campo ficou sob controle ucraniano e lentamente começou a perder sua grandeza. Em 2014, o campo foi reaberto pelo estado, recompensando uma estadia de 21 dias para crianças talentosas que se inscreveram, como nos tempos soviéticos. Embora qualquer um pudesse participar se pagasse 80.000 rublos
Artek hoje.
Curiosamente, a Reuters revelou no ano passado que o acampamento foi frequentado pelos filhos adolescentes de ninguém menos que o presidente sírio Bashar al-Assad. Uma fonte anónima disse que os filhos do presidente não se destacaram durante a estadia de três semanas.
Nove órfãos sírios, que perderam seus pais na guerra, também foram recebidos no acampamento de verão de Artek.
Sem comentários:
Enviar um comentário