Alguma vez você já pensou que suas crenças podem ser adaptadas a seu estilo de vida? A Igreja de Gabola ("gabola" significa "bêbado" em Tswana, um dos idiomas oficiais da África do Sul) entende este desejo mundano e soube transformá-lo em sua maior característica. Já em novembro do ano passado falávamos como foi criada esta congregação para aqueles que foram expulsos de outras igrejas por ter uma relação muito íntima com o álcool. Pois, segundo dica do amigo Rusmea, a libação ganhou novos adeptos -inclusive mulheres- pastores e novos rituais. |
- "Bebemos para a libertação. Estamos bebendo para que o Espírito Santo venha até nós", explica seu líder Tsietsi Makiti, que junto com seu séquito realizam suas missas em bares, tabernas e butecos. Ademais, em vez de água, os batizados são realizados com cerveja ou cidra, segundo a preferência do fiel.
Na seguinte galeria você poderá ver mais fotos desta singular igreja africana e suas cerimônias.
A nova igreja celebra suas missas em bares, quando a congregação canta hinos louvando os efeitos positivos do álcool.
Batiza não com água, senão com cerveja ou a bebida que o crente mais gosta.
O criador da igreja assegura que "se uma pessoa tem problemas quando está bêbado, é a pessoa a que tem problemas, não o álcool".
Uma mesa de bilhar serve de altar, enfeitada com garrafas de whisky e cerveja.
Os paroquianos bebem cerveja, uísque, conhaque ou outras bebidas, todas eles igualmente benzidas antes pelo pastor.
No primeiro estágio a igreja não aceitava presença de mulheres, porque alguns "irmãos" ficavam impertinentes depois de algumas doses. Mas parece que o problema já foi resolvido.
- "Nosso objetivo é transformar bares, tabernas e botecos em igrejas", assinala Makiti. - "Inclusive temos convites de toda a África para criar novos locais de culto."
O próximo passo da "Igreja de Gabola" é transformar todos os donos de bares em pastores.
No entanto, a Igreja de Gabola não só prega a graça aos bêbados ou proporciona um espaço seguro para beber e também adorar a Deus.
Senão que também celebra missas para crianças sem lar, organiza torneios de futebol de rua e ajuda artistas jovens locais.
Sem comentários:
Enviar um comentário