AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Quais são os segredos dos 5 sinos gigantes mais incríveis de todo o mundo




 sino gigante



Sigmund (Polónia)



sino antigo

Instalação de Siegmund, pintura de Jan Matejko

O sino, em homenagem ao rei polaco Sigismundo I, foi criado em 1520 em Cracóvia e ainda é um dos símbolos nacionais da Polônia. Quantas lendas estão associadas ao lançamento do sino. 
Por exemplo, nos séculos anteriores, todos tinham certeza de que era feito de canhões derretidos - tanto da Moldávia quanto da Rússia. Os historiadores modernos refutam essa teoria, referindo-se às datas das famosas batalhas, mas aqui está outra versão que é mais difícil de verificar. Segundo uma lenda muito difundida, o poeta da corte jogou um cordão de seu alaúde em metal fundido (uma mistura de cobre e estanho). 
Ela dotou o sino de uma voz maravilhosa e pura, capaz não só de chamar as pessoas para as reuniões, mas também de dispersar as nuvens - tanto no céu como na alma. Além disso, um gigante sonoro pode satisfazer o desejo de uma pessoa se você fizer isso direito.

Dhammadezi (Mianmar)



Infelizmente, este sino foi perdido há vários séculos, mas a memória dele continua viva entre o povo de Mianmar. Foi lançado em 1484 por ordem do Rei Dhammazedi como um presente para o Pagode Shwedagon em Yangon. Uma lenda divertida está associada à sua criação. Acredita-se que o rei uma vez decidiu realizar um censo de seus súditos, mas funcionários excessivamente zelosos não apenas enumeraram todos os habitantes do país medieval, mas também coletaram impostos adicionais deles. 
O rei ficou tão furioso ao saber da extorsão não autorizada que os oficiais se ofereceram para usar o dinheiro arrecadado para lançar um enorme sino como um presente para a cidade. 
É possível que o gigante fosse feito diretamente com moedas coletadas de forma desonesta, já que além do cobre e do estanho, segundo os contemporâneos, incluía ouro e prata. Além disso, o sino era adornado com ricas incrustações de esmeraldas e safiras. De acordo com descrições antigas, as dimensões de doze côvados de altura (cerca de 6 m) e oito côvados de largura (cerca de 3,6 m) tornam este sino o maior já criado por humanos no mundo. Seu peso era de quase 300 toneladas.

sinos antigo

Pagode Shwedagon

Em 1608, os portugueses chegaram ao poder no país. O aventureiro mercenário Felipe de Brito, que estava a cargo do vice-rei da Índia portuguesa, resolveu pegar o sino e derretê-lo. Com enormes problemas, o sino gigante foi removido, rolado até o rio (com a ajuda de elefantes) e carregado em uma jangada. De acordo com a ideia de engenheiros caseiros, a jangada deveria transportar a nau capitânia de Brito. 
No entanto, a estrutura de toras simplesmente se desfez, o sino afundou e arrastou a nau capitânia com ele. Aconteceu na confluência dos rios Pagu e Yangon, e até o final do século 19, em águas claras, supostamente, com tempo bom era possível ver o Dhammadezi deitado no fundo.
 Hoje, segundo os pesquisadores, o sino está coberto por uma camada de lodo de 7 metros e é muito difícil encontrá-lo por causa disso. As tentativas de encontrá-lo foram feitas muitas vezes, mas, infelizmente, ainda não foram coroados de sucesso. Apesar de esta relíquia estar perdida, o povo de Mianmar considera o Grande Sino um tesouro nacional.


Tsar Bell (Moscovo)



Infelizmente, o monumento à arte de fundição russa do século 18 nunca foi tocado. É interessante que ele teve dois antecessores, que também caíram: o primeiro, Godunovsky, lançado em 1599, serviu por quase 50 anos, mas quebrou durante um incêndio em Moscou. Em 1654, de acordo com o decreto do czar Alexei Mikhailovich, outro gigante foi lançado, superando o primeiro em quase quatro vezes (130 toneladas em vez de 33,6), e os artesãos russos o fizeram em apenas um ano. É verdade que, depois de um ano de serviço, ele cedeu, mas, reabastecido pelo mestre Grigoriev, ligou regularmente. Ele repetiu o destino do primeiro sino - depois de meio século, ele explodiu em um incêndio.

sino famoso

Czar Bell no início do século 20

Em 1730, a imperatriz Anna Ioannovna ordenou a relançamento do sino quebrado de Grigoriev. As falhas acompanharam seus criadores desde o início. Falhas técnicas ao trabalhar com metal fundido, incêndios, morte do fundidor chefe ... No entanto, a fundição foi concluída. O problema aconteceu com o sino já durante a aplicação de ornamentos decorativos e inscrições. Novamente um incêndio em Moscou, o sino caiu de passarelas especiais, cedeu 10 longitudinais através de rachaduras, e um pedaço pesando 11,5 toneladas rompeu-se dele. Embora várias versões ainda estejam sendo consideradas. É possível que tenham sido cometidos erros durante a fundição, que foram então atribuídos ao fogo.

Mingun (Mianmar)



Sino Mingun

Sino Mingun em 1873

Apesar do sino perdido, Mianmar ainda foi o líder mundial dos sinos por vários séculos. Em 1808-1810, por ordem do rei birmanês Bodopaya, o sino foi lançado aqui, que até 1º de janeiro de 2000 era o maior do mundo. O diâmetro inferior do sino Mingong é de cerca de 5 metros, a altura é de 3,5 metros, (junto com o laço de suspensão - 7 metros). A massa do gigante é superior a 90 toneladas ou, nas unidades tradicionais da Birmânia, 55.555 visses. 
O sagrado número cinco, aliás, foi constantemente repetido durante a confecção do recordista: o diâmetro inferior, cinco metais incluídos na liga (ouro, prata, cobre, ferro, chumbo) e cinco símbolos semelhantes aos cinco que adornam a superfície do sino.

Bell of Happiness (China)



sino da felicidade na China
O sino da felicidade na China

O gigante de oito metros e 116 toneladas foi lançado em homenagem ao novo milênio na cidade chinesa de Pingdingshan, na província de Henan. Curiosamente, este sino único não é tão famoso hoje quanto seus equivalentes mais antigos, mas, sem dúvida, pode ser considerado o maior e mais pesado em funcionamento no mundo. Eles o chamam com a ajuda de um "tronco" pendurado separadamente, e o som estrondoso é carregado por muitos quilómetros


https://www.curiosun.com/
.

Sem comentários:

Enviar um comentário