Depois de séculos de isolamento e várias tentativas malsucedidas das nações ocidentais de abrir o Japão às relações internacionais e ao comércio, a Marinha dos Estados Unidos enviou o Comodoro C. Perry em 1853 com uma carta do Presidente Millard Fillmore ao Imperador do Japão pedindo relações comerciais, cuidado para marinheiros naufragados e um lugar para armazenar carvão para navios a vapor. A missão deveria ser um ponto de definição do final do período feudal e no início de uma nova era no Japão. |
Tipo de dança da corda.
Shiraitono-Taki, uma cachoeira perto da montanha Fuji.Em 8 de julho de 1853, os "navios dos homens do mal" -como os japoseses pelidaram-, soltando fumaça e navegando sem remo ou vela, foram avistados pela primeira vez ao largo do porto de Edo. Na primavera seguinte o imperador deu o aval ao presidente. O Japão já não conseguia mais se isolar do resto do mundo.
Lutando com uma economia fraca, uma estrutura feudal em decadência, bem como uma disputa de linhagem, o xogunato finalmente perdeu a confiança do povo quando não conseguiu fazer os bárbaros recuarem.
Fevereiro de 1854 viu a abertura dos portos em Shinoda e Hakodate. Townsend Harris arranjou um tratado com o Japão em 1858 para direitos comerciais com os EUA e, gradualmente, mais portos foram abertos não apenas para a América, mas também para a Grã-Bretanha, França, Holanda, Rússia e outros países ocidentais.
A xenofobia e as dificuldades econômicas causadas pelos estrangeiros levaram a protestos violentos e ao aumento de extremistas que abominavam a ineficácia da atual situação política. No final das contas, a insatisfação do daimyo com o Tokugawa levou a um golpe militar que derrubou o shogun.
Sob o imperador Meiji, os antigos sistemas feudais foram desmantelados e a nação olhou para o Ocidente em busca de um novo ideal. Para consolidar o poder, o novo governo aboliu o han em 1871 e redividiu o país em prefeituras.
O governo desmantelou a classe samurai levantando seu próprio exército nacional conscrito, onde plebeus e samurais lutavam lado a lado e proibindo o porte de espadas em 1876.
Os plebeus agora podiam usar um sobrenome e estavam livres de qualquer restrição de trabalho ou viagem. Embora tivesse seus problemas, a Era Meiji foi lembrada como uma era de esperança e descoberta; a fonte de ambos era a fartura sem fim de todas as coisas ocidentais.
A Restauração Meiji, como o evento veio a ser conhecido, marcou o início da ambiciosa ascensão do Japão a uma potência global que, pela primeira vez na história, veria um país asiático ficar lado a lado com as potências europeias.
Muitos japoneses foram rápidos em adotar o estilo ocidental, tanto em sua aparência quanto em suas ações. Por exemplo, o corte de cabelo tradicional japonês para homens era o chom'mage. Isso exigia que a cabeça fosse raspada, exceto a parte de trás, que era então puxada para cima e dobrada sobre o topo da cabeça.
Graças à sua alta manutenção e natureza desconfortável, não demorou muito para que muitos homens mudassem para os estilos de cabelo ocidentais, especialmente aqueles que estavam engajados em novas profissões como professor, policial ou oficial de Meiji.
Tal como aconteceu com os estilos de cabelo, foram as pessoas nas novas profissões e o exército que tomaram a iniciativa de adotar roupas ocidentais. Mesmo assim, nas cidades, não era incomum ver alguém de quimono com sapatos ocidentais ou de obi com óculos e guarda-chuva.
As roupas tradicionais permaneceram no lugar, embora para aqueles envolvidos em funções tradicionais, como agricultura ou pesca. Demorou muito para que as novas formas penetrassem nos campos porque havia poucos motivos para mudar e, na verdade, muitas das mudanças nas aldeias vieram dos veteranos que retornavam do serviço e dos jovens que haviam ido para a cidade.
O fotógrafo original por trás dessas incríveis impressões coloridas à mão do Japão na década de 1890 é desconhecido, mas há indícios de que tenham sido feitas pelo genial fotógrafo italiano Adolfo Farsari. As fotos fazem parte de uma grande coleção de fotos mantida pela Biblioteca Pública de Nova York e variam de poses da vida doméstica a paisagens deslumbrantes do Japão.
Brigada de Incêndio.
Akasaka, Tóquio.
Agricultor.
Takaboko Nagasaki.
Espetáculo visto da ponte em Otani, Kioto.
Carregando fardos de arroz para o mercado.
Lnache na berda de estrada. Na verdade apenas um foto posada.
Comendo arroz.
Sepulcro, em Shiba, Tóquio.
O famoso bambuzal de Kioto.
Carro Sagrado. durante procissão
O Fuji visto desde Yoshiwara, Tokaido.
Cachoeira Nunobiki, em Kobe.
Preparando o jantar.
Templo do Cavalo de Bronze, em Nagasaki.
Recolhendo água do poço.
Mar Interior de Matsushima.
Plantação de chá em Uzi, Yamashiro.
Agricultores plantando mudas de arroz.
Uma jovem babá.
Debulhando arroz.
Ponte Hancing, perto do Fuji.
Cachoeira, Yumoto.
Rua dos teatros, em Yokohama.
Miyajima, Aki.
Cadeira de viagem Kago.
Mar Interior de Matsushima.
Meninas fazendo pose de adormecidas.
Mar Interior de Matsushima.
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