Os pássaros estão entre as espécies de animais que se caracterizam por uma grande variedade. Cores, formas, características físicas e comportamento dos pássaros nunca param de nos surpreender, e de vez em quando descobrimos uma espécie que nunca tínhamos ouvido falar e que nunca tínhamos visto. Como o moscato bengalino , ou tentilhão de morango , um pássaro cuja plumagem o faz parecer uma baga ou uma baga. Este pequeno passeriforme, pertencente à família Estrildidae, pode ser facilmente reconhecido pela sua cor vermelha escarlate decorada com pequenos pontos brancos.
1
2
Habitat do Moscatel de Bengala ou Tentilhão de Morango
Tentilhões de morango ou moscatel (ou Amandava amandava ) vivem na Ásia tropical e preferem campos abertos, pastagens, clareiras na selva, jardins e prados. O tentilhão-morango se desenvolve em temperaturas tropicais, por isso tende a perder a intensidade da plumagem em ambientes mais frios e secos, o que costuma ser visto em pássaros engaiolados.
3
4
5
6
Tentilhão de morango, cor de plumagem
Os moscatel de bengala têm cerca de 10 centímetros de comprimento e, como costuma acontecer com os pássaros, os machos e as fêmeas são bem diferentes uns dos outros. A maior diferença é que os machos são caracterizados por uma cor vermelha profunda em grande parte do corpo e listras brancas sob os olhos. Para ser particularmente vivo nos machos, é a cor vermelha nas laterais da cabeça e no peito, e o bico também é vermelho. A cauda, asas e penas são caracterizadas por manchas brancas. No entanto, essas diferenças na cor da plumagem só são perceptíveis durante a época de reprodução e, quando isso acaba, os machos se parecem muito mais com as fêmeas.
7
8
9
10
11
Reprodução de bengalino moscato
A plumagem vermelha brilhante desempenha um papel importante na época de reprodução porque tem a função de atrair as fêmeas. Outra peculiaridade é que os tentilhões-morango machos executam a dança do namoro, que começa pegando um caule ou folha de grama com o bico, e depois o macho se curva com penas retas. Geralmente, essas aves vivem em bandos de cerca de 100 exemplares, mas se separam depois de encontrar um parceiro com o qual fazem o ninho, o qual defendem até se tornarem muito agressivos, mesmo com indivíduos de sua própria espécie. Os meses reprodutivos variam de acordo com a área geográfica, mas geralmente se reproduzem na segunda metade da estação chuvosa e na subsequente estação seca.
Sem comentários:
Enviar um comentário