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Através de uma parceria com as empresas Stadler e Tatravagonka, a Medway (anteriormente denominada CP Carga S.A.) anunciou a assinatura de um contrato para a compra de 16 locomotivas elétricas interoperáveis, no valor de 93 milhões de euros. Na cerimónia de assinatura do contrato estiveram presentes Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação e o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.
Numa altura em que a União Europeia intensifica esforços para promover o transporte ferroviário, considerado mais sustentável a nivel ambiental, a Medway reforço, assim, o seu contributo para o sector ferroviário nacional e ibérico.
“Este investimento traduz o compromisso da Medway no esforço de melhorar a sua atividade e eficiência, de modo a corresponder aos desafios que hoje se colocam para fazer face ao programa de expansão em que estamos envolvidos, às exigências da descarbonização e da economia sustentável e, sobretudo, para corresponder às necessidades dos clientes e das suas cadeias logísticas”, sublinha Bruno Silva, director-geral da Medway.
As novas locomotivas, elétricas bi-tensão de última geração e com a maior capacidade de tração existente no mercado, deverão chegar a Portugal entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024, garante a empresa. Com capacidades interoperáveis, as novas locomotivas já vêm preparadas para circular em toda a rede ferroviária (portuguesa e espanhola), bem como na bitola UIC no futuro.
De forma a construir os novos vagões para a Medway, a Tatravagonka garante que vai introduzir “novas instalações de produção na parte ocidental da Eslováquia, contando com novos pavilhões, uma equipa reforçada e tecnologia de ponta”.
Iñigo Parra, presidente da Stadler Division Spain, afirma estar “muito orgulhoso de assinar este contrato com a Medway para adquirir 16 novas locomotivas EURO6000, que é mais um passo na nossa relação iniciada há mais de cinco anos. Estas locomotivas de 6 eixos com uma capacidade de tracção optimizada até 500 KN de esforço de tracção permitirão puxar comboios mais longos e mais pesados, facilitando uma maior eficiência e flexibilidade na prestação dos seus serviços”.
“Portugal é um mercado chave no qual estamos a investir em todos os segmentos de veículos, tanto de carga, como de passageiros, adaptando-nos tanto quanto possível às necessidades de cada operador”, acrescenta o responsável da Stadler.
Por sua vez, Branislav Toporcer, diretor de vendas da Tatravagonka, refere que é “uma honra entrar, pela primeira vez, em território português e converter a amizade com uma empresa que conhecemos há muito tempo numa parceria comercial. O futuro é do desenvolvimento sustentável e o sector ferroviário é a ferramenta certa para alcançá-lo, por isso, é com enorme satisfação que damos mais um passo nessa conquista de braço dado com a Medway”.
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