A década de 1930 foi uma década decisiva para o design automotivo, durante a qual o carro evoluiu de sua ancestralidade puxada por cavalos para um produto aerodinâmico e de engenharia integral desejável para atender às demandas do público. Isso se tornou quase uma obsessão na Alemanha, onde as primeiras autobahns estavam sendo abertas. O Schlörwagen, apelidado de "ovo de Göttinger" ou "percevejo") foi um protótipo de veículo aerodinâmico com motor traseiro desenvolvido por Karl Schlör (última foto). |
O Schlörwagen foi construído sobre um chassi modificado do Mercedes 170 H. Inspirado pelo formato das asas do avião, Karl Schlör redesenhou o exterior, ajustando as janelas ao nível do chassis para um fluxo de ar mais limpo e estendendo a carroceria sobre as rodas dianteiras.
Basicamente, o Schlörwagen era uma espécie de asa sobre rodas, que foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de Berlim de 1939. Apenas um protótipo foi construído.
A distância entre eixos era de 2,60 metros, o veículo tinha 4,33 metros de comprimento e 1,48 de altura. A largura de 2,10 metros era necessária para manter as rodas dentro da carroceria.
No entanto, apesar da construção em alumínio, era cerca de 250 kg mais pesado do que o Mercedes 170H; sua forma aerodinâmica e por causa do motor traseiro distante do centro de gravidade afetavam a segurança de direção dos Schlörwagens e os tornavam muito vulneráveis a ventos laterais.
O Schlörwagen, como outros carros projetados aerodinamicamente da época, assumiu a forma de uma asa de avião ou lágrima.
Em um test-drive com um Mercedes 170H de produção como comparação, o Schlörwagen alcançou 135 km/h de velocidade máxima, 20 km/h mais rápido que o Mercedes; e consumiu 8 litros de combustível por 100 quilômetros, 20 a 40% menos combustível do que o veículo de referência. Segundo Karl Schlör, o veículo podia atingir a velocidade de 146 km/h.
Apesar de gerar muita publicidade, foi percebido pelo público como feio e pouco atraente. O projeto foi engavetado com o início da Segunda Guerra Mundial e a produção em massa nunca foi realizada
Em 1942, o protótipo foi equipado com um motor de avião soviético capturado e conduzido em uma pista de teste. O protótipo parece ter sido armazenado até agosto de 1948 no site do Centro Aeroespacial Alemão em Göttingen, onde os assentos e as rodas foram removidos durante a guerra.
A Administração Militar Britânica acabou rebocando-o para algum lugar, e ele não foi mais visto desde então. O mais provável é que o carro severamente danificado foi destruído.
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