Património Mundial da UNESCO localizado na Índia e faz parte das Cavernas de Ellora (um complexo de 34 templos e mosteiros). Este templo hindu é conhecido por sua estrutura megalítica, já que foi esculpido em uma única rocha durante o século VII.
Segundo uma lenda medieval, havia um rei que estava gravemente doente e então sua esposa pediu ao deus Shiva para que seu marido fosse curado, jurando construir um templo para a divindade em troca da saúde do rei. Para completar, ela ficaria em jejum até que o topo (shikhara) do templo fosse concluído.
O rei rapidamente melhorou, mas perceberam que aquela promessa tinha sido um grande erro.
Como naquela época as construções poderiam durar décadas, um engenheiro inteligente disse para o casal real que ele conseguiria construir o topo do templo em apenas uma semana se ao invés de começar a abrir caminho pela lateral da encosta, começasse a esculpir o templo de cima para baixo, começando pelo topo. Assim o fez, o templo foi construído de cima para baixo.
Mesmo que seja apenas uma lenda, o local realmente foi construído do teto para a base. Ainda não é totalmente claro quem mandou construí-lo, mas alguns estudiosos o atribuem ao rei Krishna I de Rashtrakuta, que governou de 756 a 773 a.C.
O templo é dedicado a Shiva (Deus hindu) mas diversas esculturas de pedra também retratam diferentes divindades, além de ser repleto de esculturas ornamentadas.
Para sua construção, mais de 200 mil toneladas de rocha vulcânica foram escavadas o que é um número impressionante para aquela época, já que apenas o uso de cinzeis e martelos era possíveis.
Este enorme templo do século VIII na Índia foi esculpido numa rocha
Fotos de arquivo de Mazur Travel / Shutterstock
Formado a partir de um único bloco de pedra escavada, o templo de Kailasa é considerado um dos templos de cavernas mais impressionantes da Índia. A enorme estrutura é um dos 34 templos e mosteiros das cavernas, conhecidos coletivamente como cavernas de Ellora. Localizadas na região oeste de Maharashtra, as cavernas são um Patrimônio Mundial da UNESCO e incluem monumentos que datam entre 600 e 1000 CE. Embora existam muitas estruturas impressionantes no local, é o templo megalítico de Kailasa que é talvez o mais conhecido.
Reconhecida pelo tamanho e pela ornamentação impressionante, não está totalmente claro quem construiu o templo de Kailasa. Embora não haja registros escritos, os estudiosos geralmente o atribuem ao rei Rachtrakuta Krishna I, que governou de 756 a 773 EC. Essa atribuição é baseada em várias epígrafes que conectam o templo a “Krishnaraja”, embora nada escrito diretamente sobre o governante contenha informações sobre o templo.
Enquanto os estudiosos ainda não descobriram suas verdadeiras origens, uma lenda medieval mostra um retrato romântico por trás do gigantesco templo. Segundo uma história escrita em Katha-Kalpataru por Krishna Yajnavalki, quando um rei estava gravemente doente, sua rainha rezou ao deus Shiva para que seu marido fosse curado. Em troca de sua saúde, a rainha prometeu construir um templo em nome de Shiva e jejuar até a conclusão do shikhara, ou pico, do templo.
Fotos de Stock de Nomad1988 / Shutterstock
O rei rapidamente melhorou e a construção começou no templo, mas para o horror do casal, eles perceberam que levaria anos para o shikhara emergir. Felizmente, um engenheiro inteligente apareceu e explicou que, começando do topo da montanha, ele poderia fazer o shikhara do templo aparecer dentro de uma semana. Isso foi muito para o alívio da rainha, que poderia rapidamente terminá-la rapidamente e, assim, o templo foi construído de cima para baixo.
Embora isso seja uma lenda e não um fato, a verdade é que Kailasa foi construído a partir do topo. Essa decisão incomum exigia que 200.000 toneladas de rocha vulcânica fossem escavadas na rocha. Com cerca de três andares de altura, um pátio em forma de ferradura tem uma gopuram – torre – em sua entrada. Dado o vasto espaço e as decorações ornamentadas do templo, acredita-se que o trabalho possa ter começado com Krishna I, mas poderia ter continuado por séculos, com diferentes governantes adicionando seu próprio toque.
Enormes esculturas em pedra retratam diferentes divindades hindus, com especial atenção a Shiva. Ao passar pelo gopuram, os painéis à esquerda têm seguidores de Shiva, enquanto os painéis à esquerda mostram os devotos de Vishnu. Na base do templo, um rebanho de elementos esculpidos parece carregar a carga do templo nas costas. É graças a essas esculturas magistrais, bem como à incrível engenharia do templo, que Kailasa é considerado um excelente exemplo de arte e arquitetura indianas.
O templo de Kailasa é uma estrutura megalítica esculpida em uma rocha.
Fotos de Stock de Lana Kray / Shutterstock
Fotos de Stock de Leonid Andronov / Shutterstock
Fotos de arquivo de SurabhiArtss / Shutterstock
Localizada na Índia, faz parte das cavernas de Ellora e é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Fotos de Stock de Leonid Andronov / Shutterstock
Fotos de Stock de Lana Kray / Shutterstock
O templo é dedicado a Shiva e é coberto com esculturas ornamentadas mostrando diferentes divindades.
Fotos de arquivo de Babua’s PhotoShoot / Shutterstock
Fotos de Stock de Mister Stock / Shutterstock
Fotos de arquivo de SurabhiArtss / Shutterstock
Fotos de arquivo de LEOCHEN66 / Shutterstock
Fotos de arquivo de SurabhiArtss / Shutterstock
www.tendencee.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário