Sabemos hoje em dia, devido a arqueologia, que o Homo erectus já usava o machado de pedra, mas não sabemos por quem ou quando foi inventado o machado de ferro. Mas não seria disparatado inferir que foi uma das primeiras ferramentas criadas a partir que o homem dominou a prática da fundição, por volta de 3000 a.C., que levou ao início da Era do Ferro, por volta de 1200 a.C. Desde então pouca coisa mudou, a não ser a troca do material e criação de outros tamanhos adequados à prática da atividade onde o machado deverá ser usado. |
O youtuber por trás do canal The Q resolveu mudar isso. Ele, à princípio, tentou usar um machado enferrujado e rombudo, sem sucesso. Em vez de apenas ir lá amolá-lo, decidiu criar um machado incomum com uma cabeça em forma de X que pode dividir toras horizontal e verticalmente ao mesmo tempo, aparentemente dobrando seu desempenho.
Funciona? Para rachar lenha funciona (mais ou menos), mas certamente a força do golpe deverá ser duplicada, o que não é boa coisa. O único redesign de machado para rachar lenha, que realmente é prático e funcional, ocorreu em 2014, quando um cara inventou o machado com alavanca. Ele recebeu tantos pedidos do novo produto que não conseguia atender a demanda.
Sem comentários:
Enviar um comentário