Peculiaridade é a palavra que melhor define a tribo Himba, um grupo étnico formado por cerca de 50 mil pessoas que são consideradas os últimos descendentes dos povos seminómadas do continente africano. Embora sejam conhecidos por seus hábitos absolutamente reservados, os himbas têm permitido a visita de turistas que visitam a Namíbia.
Tribo Himba: onde vive e principais costumes
Originária da Angola, a tribo Himba migrou para a Namíbia em busca de solos mais fortes. Acabaram se instalando na região norte do país, um local quente e seco que permite que este grupo étnico fique isolado e mantenha suas tradições culturais intocadas.
Esta é uma tribo monoteísta, ou seja: seus habitantes creem em um único Deus, chamado Mukuru. Além disso, este é um povo que adora a beleza de suas mulheres, que não podem tomar banho por conta de sua crença de que beleza e vaidade são aspectos sagrados que podem ser prejudicados pelos banhos. Toda a higiene feminina é feita por meio da utilização de banha animal, protetor solar e loções hidratantes.
Enquanto as mulheres passam o dia em seus rituais de beleza e higiene, os homens da tribo trabalham.
A sobrevivência dos Himba se baseia especialmente na criação de gado, ovelhas e cabras. As mulheres se responsabilizam pela criação de vacas leiteiras, além de auxiliarem na construção das casas — que, tradicionalmente, possuem formato de cone.
Sem comentários:
Enviar um comentário