AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Os 10 maiores relógios do mundo

 


Os 10 maiores relógios do mundo
Neste post eu vou compartilhar com vocês onde estão localizados os maiores relógios do mundo e por que eles são tão incomuns, incríveis e interessantes.

Milhares de anos se passaram desde aquele momento, perdidos nos séculos, quando, após prolongada observação da trajetória dos corpos celestes, uma pessoa pensou em colocar uma ripa de madeira na areia para começar a medir o tempo através da sombra projetada por esse dispositivo. De fato, o design dos dispositivos projetados para medir o tempo passou por muitas mudanças. 

Como resultado, isso vem acontecendo tanto com pequenos quanto com os maiores relógios do mundo.

Assim sendo, qualquer aparelho eletrônico de hoje possui a função de relógio. Sendo assim, eu faço questão de usar um relógio analógico de pulso.

Mesmo depois de séculos de progresso e esforço para minimizar as dimensões, certamente a nossa imaginação se confunde com as dimensões de algumas unidades de relógios existentes ao redor do planeta.

Portanto, neste post eu vou compartilhar com vocês onde estão localizados os maiores relógios do mundo, além de falar por que eles são tão incomuns, incríveis e interessantes.

10. Relógio da torre da Universidade Estadual de Moscovo

Classificado em 10º lugar entre os “Maiores Relógios do Mundo”, os 4 mostradores gigantes de 9 metros cada enfeitam as torres da Universidade Estadual de Moscou. O comprimento dos ponteiros dos minutos e das horas é de 4,13 m e 3,77 m, respectivamente. Os sinos do Kremlin, a Praça Vermelha e o Kremlin de Moscou também são considerados símbolos importantes na Rússia. Da mesma forma, eles também superam o lendário Big Ben em 2 m de diâmetro, na torre do Palácio de Westminster em Londres.

Relógio da torre da Universidade Estadual de Moscou
Foto por Nickolas Titkov from Moscow, Russian Federation – Licença CC BY AS 2.0

Posteriormente, em 1953, instalaram o relógio na torre principal da Universidade Estadual de Moscou. Inicialmente, ele ocupava 6 andares. Na época um pêndulo o impulsionava com um complexo sistema de guinchos e pesos. Sobretudo, 4 anos depois o pessoal abandonou este conceito, substituindo o drive por um elétrico.

Como resultado, as horas são atualizadas automaticamente por meio de um sistema eletrônico, através dos sinais da rede emissora de rádio. Da mesma forma, este sistema também notifica regularmente sobre o início e o término das aulas da universidade.

A saber, o engenheiro soviético Evgeny Lapkin, foi quem inventou, projetou, implementou e patenteou este sistema.

9. Relógio de flores de Poklonnaya Hill também está entre os maiores relógios do mundo

O relógio da torre da universidade mencionado acima, permaneceu o maior de Moscou e do país até que, em 2001, foi construído um relógio de flores de 11 metros em Poklonnaya Hill. Por isso, todos os anos nas festas de maio, o relógio é decorado com 15 mil plantas aromáticas, visto que ele é acionado pelos funcionários do memorial.

Relógio de flores de Poklonnaya Hill
Foto por Andrew Bossi – Licença CC BY AS 2.5

Por consequência, o relógio florido entrou no Livro de Registros Russo. Posto que, seus ponteiros chegam a pesar 30 kg e medem cerca de 4,5 m de comprimento. Além disso, no cair da noite é muito fácil saber a hora certa com este relógio, os números são iluminados no escuro, e os ponteiros recebem um revestimento luminescente especial. Assim também, como a aparência do relógio está sempre mudando, a cada estação do ano os responsáveis plantam mudas novas. E por fim, após a modernização realizada em 2006, o mecanismo de horas passou a ser verificado por meio de satélite, conectado via GPS. Além disso, o relógio florido além de ser um dos maiores relógios da Europa, também é um dos mais precisos do mundo.

8. Relógio Colgate de Indiana (a primeira versão ainda continua entre os maiores relógios do mundo)

Com 12,19 m de diâmetro este ainda é um dos maiores relógios do planeta localizado na cidade americana de Clarksville, Indiana. 

Ele está instalado no prédio da antiga fábrica da empresa internacional Colgate, especializada na fabricação de produtos de higiene, produtos químicos domésticos e ração animal.

O engenheiro da Colgate Warren Day projetou este modelo. Posteriormente, a empresa Seth Thomas Company construiu para o centenário da Colgate Company em 1906. Embora o relógio tenha adornado o edifício da sede da empresa durante 18 anos, este grandioso relógio foi substituído por um novo modelo em 1924 .

Outrossim, por curiosidade, muitas pessoas conseguiam ver de longe as horas, do lado oeste de Manhattan.

7. O Relógio de Grozny – Mais um da Rússia entre os maiores relógios do planeta

O relógio gigante que ocupa o sétimo lugar nesta lista dos maiores relógios do planeta, também está na Rússia. Trata-se de 2 mostradores redondos localizados a 150 metros de altura no topo do arranha-céu Olympus, que faz parte do complexo Grozny City erguido na capital da República da Chechénia.

Foram os engenheiros alemães que desenvolveram o mecanismo do aparelho de 5 toneladas. assim sendo, mostradores com um diâmetro de 14 m estão voltados para o norte e para o sul, e também são visíveis de qualquer ponto da cidade. A saber, o relógio iniciou suas obras em 2011, após a conclusão da primeira fase de construção do complexo. Além disso, o relógio localizado no lado sul foi restaurado em 2013, depois de queimar num incêndio.

6. Relógio de flores em Teerão

Construído em 2005 na capital do Irã, o relógio de flores, ocupa com segurança a 6ª posição da lista com um diâmetro de 15 m. Ele é também o terceiro maior relógio de flores do continente.

Relógio de flores em Teerã

O setor privado em cooperação com o município de Teerã, investiram seiscentos milhões de riais na construção do Relógio de Flores que mede 15 metros de diâmetro e pesa 750 kgs. O comprimento do ponteiro dos minutos chega medir a 7,5 m.

Motores separados equipam o relógio para colocarem seus ponteiros triplos em movimento. Além de projetarem para operar com erros mínimos, uma configuração automática é realizada por um sistema computadorizado.

5. Relógio Colgate de Jersey City (segunda versão)

Construído em 17 de novembro de 1924 e com um diâmetro de 15 m, o Relógio Colgate é um relógio octogonal voltado para o Rio Hudson, próximo ao Exchange Place em Jersey City, Nova Jersey. Instalaram este relógio a 400 m da antiga sede da Colgate-Palmolive, antes de deixar a área em 1985.

Foto por Tony – Colgate Clock Jersey City (1 of 2) Uploaded by LongLiveRock, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16058512

Em 2013, os responsáveis reformaram e equiparam o relógio com luzes de LED e o reinstalaram na orla marítima perto da torre Goldman-Sachs.

4. Relógio de flores de Krivoy Rog

Para quem está curioso sobre a cidade do segundo maior relógio botânico da Eurásia, a resposta é a seguinte – na cidade de Krivoy Rog, localizada na região de Dnipropetrovsk, na Ucrânia. Em 2001 construíram o maior mostrador da Europa para o 20º aniversário da independência do país. O comprimento dos ponteiros das horas e dos minutos é de 8 e 12,5 m, respectivamente. Com um mostrador de 22 metros de diâmetro, o relógio de flores no telhado do museu da cidade é um dos maiores locais de interesse da cidade.

Relógio de flores de Krivoy Rog
Reprodução Internet

Num determinado tempo, incluíram o Relógio de Flores no Registro Nacional de Recordes da Ucrânia devido à sua inovação de engenharia original: os engenheiros equiparam os ponteiros do relógio com suportes em suas bordas que se movem em um monotrilho. Condições severas de inverno podem destruir o monotrilho do mecanismo do relógio, para evitar isso o relógio utiliza o sistema DEVI, que tem como objetivo evitar qualquer risco de danos e garantir o crescimento anual de 22 mil flores.

3. Relógio de flores em Surat

O maior mostrador de flores do planeta, que também é o terceiro maior relógio do mundo, está localizado no Jardim Bhestan perto de Surat, no estado de Gujarat. O diâmetro da sua estrutura é de 24 m, e o enorme ponteiro das horas pesa uma tonelada!

Relógio de flores em Surat
Reprodução Youtube

Uma laje maciça de concreto armado ocupa 1/4 da área da estrutura, enfeitada com um canteiro de flores colorido. Um detalhe curioso: uma sala de máquinas subterrânea garante o funcionamento do relógio, além do sistema que faz tocar um sino de hora em hora.

2. Relógio de Teto em Instambul

Este relógio localizado no telhado de vidro do shopping center Cevahir, em Istambul, ocupa o segundo lugar da lista. O diâmetro da gigantesca estrutura que coroa o prédio do shopping center turco, um dos maiores do mundo, é de 36 m, e o tamanho dos ponteiros é de 3 m.

Relógio de Teto em Instambul
Reprodução Internet

Instalado no topo de um edifício de 6 andares, construído em 2005 e projetado pelo arquiteto Minoru Yamasaki, o maior relógio do país é visível de longe. Seu design imponente foi criado especificamente para superar o tamanho do relógio de Teerã, que também foi lançado em 2005.

1. Relógio do complexo “Abraj al-Beit” em Meca

A posição de liderança como o maior relógio do mundo é ocupada por um relógio com quatro mostradores de 43 metros, localizado no topo da Torre Real do complexo Abraj al-Beit de edifícios em Meca. 

O prédio mais alto da Arábia Saudita, localizado próximo à mesquita al-Haram, é decorado com um dispositivo instalado a uma altitude de 400 m com ponteiros de 17 m e 22 m de comprimento.

Relógio do complexo "Abraj al-Beit" em Meca
Reprodução Internet

O exterior da estrutura, iluminado por 2 milhões de LEDs, foi copiado do Big Ben, localizado em Londres. Os mostradores são adornados com um total de 98 milhões de mosaicos – as horas podem ser vistas neles a uma distância de 30 km. O relógio foi lançado em 2010, coincidindo com a celebração do primeiro dia do mês sagrado do Ramadã para os seguidores do Islão.



frangosedentario.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário