Às vezes, um artesão é tão bom que o resultado da sua arte chega até a ser um pouco assustador. Michael Zajkov é um desses tais artistas. As faces de suas bonecas artísticas são tão realistas, que causa uma certa perturbação vê-lo mantendo a cabeça de uma em suas mãos. Quando olhamos alguns bonecos e somos assaltados pelo "vale da estranheza" resta ainda a certeza de que aquilo não é real, mas quando a aparência se confunde miseravelmente com a realidade, nossa resposta emocional se torna mais positiva, empática e, nesse caso, meio sinistra. |
Quando você vir o seu trabalho em movimento na segunda imagem gif desta compilação, vai entender o que eu estou falando. A gente tem a impressão que, de uma hora para outra, a cabeça vai murmurar alguma coisa, ou que os olhos vão piscar pedindo atenção.
Michael se formou na Universidade Estadual de Kuban, na Rússia em 2009. De 2010 a 2013 trabalhou em um teatro de fantoches e ao mesmo tempo esculpia para uma escola de pós-graduação. Até ali poucas pessoas haviam ouvido falar o seu nome, até que expôs suas obras em uma amostra intitulada "Bonecas Artísticas" na expo 2014 de Moscou, e seu nome foi catapultado ao sucesso.
As criações de Michael têm diversas articulações e ele utiliza polímero de argila para conformar o corpo das bonecas, olhos de vidro importados da Alemanha pintados à mão, e fio de lã feito com o pelo da cabra angorá para os cabelos.
Fonte: Michael Zajkov.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário