Lagos é uma cidade no Distrito de Faro,
em Portugal. Segundo a tradição, a cidade
terá sido fundada cerca de 2 mil anos antes
do Nascimento de Cristo, tendo estado sob o
domínio pelos cartagineses romanos e
muçulmanos.. após a reconquista cristã, teve
um papel preponderante nos Descobrimentos
Portugueses, tornando-se a principal cidade
no Algarve, posição que perdeu
para Faro após o devastador Sismo de
1755. A recuperação foi dificultada
pelas Invasões Francesas e pela Guerra Civil
Portuguesa, só voltando a ter alguma
importância em meados do século XIX, com o desenvolvimento das indústrias,
principalmente conserveiras.
Após a Segunda Guerra Mundial, assiste-se a uma fase de substituição das actividades industriais pelo turismo, cuja importância económica marca a transição para o Terceiro Milénio.
Lagos: Dom Henrique
A foto mostra a cidade de Lagos, na parte ocidental da longa praia de areia Praia do Sao Roque e o porto de marina e pesca.
Lagos: Gil Eanes
Gil Eanes de Lagos foi um dos comandantes do Infante D.Henrique. Foi o primeiro a dobrar o Cabo Bojador, o canto ocidental de África, a bordo de uma caravela em 1434. O Cabor Bojador, era, de acordo com as superstições da época, o “Fim do Mundo”
Lagos: Caravela
Foi neste tipo de embarcação que os corajosos navegadores portugueses partiram de Lagos, no Século XV, para navegar ao longo do continente africano na busca pelo caminho marítimo para a Índia. A fotografia monstra uma caravela em restauração.
Lagos: As muralhas da cidade
Classificadas como monumento nacional em 1924, as primeiras muralhas datam do reinado de D.Afonso (1291-1357), apesar de mais nada restar dessa época. As muralhas mais antigas são dos séculos XV e XVI e foram construídas por D.Manuel I.
Lagos: Castelo do Governador
O Castelo do Governador, de construção árabe, foi conquistado por D.Sancho I em 1189. Foi a sede do governo militar e da residência dos governadores do reino do Algarve. Danificado pelo terramoto de 1755, foi restaurado no século XVIII.
Lagos: Muralhas da cidade
Classificadas como monumento nacional em 1924, as primeiras muralhas datam do reinado de D. Afonso (1291-1357), apesar de mais nada restar dessa época. As muralhas mais antigas são dos séculos XV e XVI e foram construídas por D.Manuel I.
Lagos: Forte da Ponta da Bandeira
A fortaleza na saída da marina de Lagos data do século XVII. A entrada é protegida por uma ponte levadiça. No seu interior há uma capela com azulejos do século XVIII e salas com exposições da Era dos Descobrimentos portugueses.
Lagos: Mercado de escravos
Este edifício na Praça do Infante em frente à Igreja de Santa Maria, foi provavelmente o sítio onde os escravos trazidos de África eram vendidos, em 1444.
Lagos: Rei D. Sebastião
A estátua do rei fica na Praça Gil Eanes no centro de Lagos. O rei partiu de Lagos à conquista da Africa do Norte, uma aventura que acabou tragicamente. A estátua mostra o jovem rei com um globo e uma sela de cavalo e foi criado pelo artista João Cutileiro.
Lagos: Armazém regimental
Este edifício do Século XVII, na Praça do Infante em frente à Igreja de Stª Maria, era utilizado para armazenar armas. Tem a chancela do Conde de Avintes e hoje em dia é uma galeria de arte.
Veja toda a história aqui neste link
Sem comentários:
Enviar um comentário