AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 7 de novembro de 2020

Faça passeios virtuais imersivos pelos melhores museus do mundo (VÍDEOS)


 

Você consegue se lembrar da última vez que visitou um museu? Mesmo que você não se importasse muito com eles antes da época do coronavírus, provavelmente você está começando a sentir falta agora. Pelo menos a tecnologia da internet que manteve nossa comunicação aberta e nosso entretenimento fluindo -e, lamentavelmente para alguns, manteve nossas reuniões de trabalho regulares- também tornou possível conhecer instituições de arte por meio de nossas telas, e hoje reunimos alguns dos melhores para você.


Com os confinamentos sendo retomados, devido a segunda onda da pandemia de covid-19, a maioria das viagens internacionais estão suspensas até segunda ordem. E isso vale igualmente para a França.

Quase todo mundo que tinha uma viagem à França programada para este ano, cancelou, mas, graças a esses três primeiros vídeos de alta definição em primeira pessoa, você ainda pode fazer um tour pelo Louvre.

Talvez você tenha planejado passar parte de 2020 viajando pela Europa de forma mais ampla, caso em que quase certamente teria ido à Itália e visto a Galeria Uffizi de Florence também. Felizmente, a coleção mais famosa de arte renascentista se tornou digital com um tour completo do "Street View".

É claro que nenhuma viagem artística à Itália seria bem gasta apenas em galerias e museus: também teria que incluir a Basílica de São Pedro, a Capela Sistina e outros espaços sagrados do Vaticano, em cujas versões virtuais você pode agora gastar o tempo que quiser.

E enquanto alguns turistas na Europa enfrentam restrições de tempo ou dinheiro muito fortes para permitir visitas a países menores como a Holanda, as viagens pela Internet não estão sujeitas a tais limitações. Então vá em frente e faça um tour de sete partes no Museu Van Gogh em 4K.

Você não encontrará todas as obras-primas holandesas na Holanda. Veja o The Garden of Early Delights de Hieronymus Bosch, por exemplo, atualmente mantido pelo Museu do Prado da Espanha, que também fez um tour virtual pela pintura grotesca e espetacular disponível online.

Quanto ao trabalho dos próprios artistas espanhóis, você pode se aprofundar ainda mais no trabalho de Salvador Dali com um vídeo de realidade virtual de 360 graus de sua pintura "Reminiscência arqueológica do 'Angelus' de Millet".

Aqueles que gostariam de passar um tempo livre na Inglaterra, podem dar uma olhada nos tesouros do Museu Britânico enquanto eles ainda estão lá.

Se você gosta de história natural, considere fazer um tour virtual pelo Museu Nacional de Smithsonian. Outra boa dica é o tour em 360 graus do estúdio Taliesin de Frank Lloyd Wright ou ainda pelo Museu Frida Kahlo na Cidade do México.

Mas enquanto você está online, por que não embarcar em uma jornada de arte mundial ainda mais ambiciosa, para o Hermitage na Rússia.

Há um grande mundo de arte lá fora algo que não podemos nos permitir esquecer antes de podermos ver pessoalmente novamente, como o Museu Ghibli no Japão.


www.mdig.com.br


Sem comentários:

Enviar um comentário