Menos de um minutos, 40 segundos, é o que demora uma menina prodígio de 12 anos ao piano em criar uma incrível partitura com quatro notas escolhidas a esmo. Esse é o tempo que precisou Alma Deutscher para demonstrar sua habilidade no programa 60 Minutes. O vídeo tem três anos e a cena ocorreu quando o correspondente Scott Pelley pediu a Deutscher que desenvolvesse em menos de um minuto uma sonata breve no ato. |
Por suposto, não se trata de uma compositora a mais, a pequena prodígio tem a sua curta idade uma longa carreira -agora conta com 15 anos- onde já lançou duas óperas. Alma também tem um canal no YouTube que conta com milhares de assinantes.
VÍDEO
Quanto à sequência, vemos como Scott tira de um chapéu quatro cartas com notas musicais: Si, Lá, Mi bemol e Sol. Com ouvido absoluto, Alma se adianta cantando e depois tocando a nota.
Depois de um certo silêncio onde parece estar construindo a composição na cabeça, a jovem se lança a uma peça completamente formada e linda. Uma composição escutada só uma vez.
- "Não recordo tudo o que fiz neste improviso", diz no vídeo. - "Posso anotar em meu caderno, talvez, quando estou escrevendo uma peça. Mas não posso recordar toda a improvisação. Nunca, nunca, a recordarei."
O verdade é que Alma começou a compor aos 4 anos. Como ela mesma explica:
- "Tinha estas melodias e ideias em minha cabeça, e as tocava no piano. Às vezes meus pais pensavam que só estava lembrando música que já tinha escutado antes. Mas eu dizia que não, não, esta são minhas próprias melodias que compus."
VÍDEO
Com 10 anos Alma já tinha composto uma ópera de longa duração. Além do piano, é uma virtuose do violino e já interpretou suas próprios composições em todo mundo.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário