Quando ouvimos a expressão "motor V8", em nossa memória imediatamente imaginamos um motor com configuração em V e com 4 cilindros de cada lado, então talvez você imediatamente imagine um super-carro que usa uma máquina de grande capacidade. Mas parece que desta vez poderíamos nos enganar ao imaginar que o veículo é um carro? É uma motocicleta como um carro ou vice-versa. Ficou claro que os primeiros veículos com motor V8 foram batizados de Bi-Autogo. |
O Bi-Autogo foi um projeto conceitual de motocicleta, construída em 1913 pelo artista e engenheiro de Detroit James Scripps-Booth.
Conforme relatado pela revista Time, o Bi-Autogo era essencialmente um veículo de duas rodas, um motocarro, çpor assim dizer, que foi projetado de 1908 a 1912 e que foram construídos 3 protótipos em 1913.
O veículo era sustentado por um par de rodas de madeira com diâmetro de 94 centímetrosm.
Por ser bem pesado, ou seja, 1.451 kg, havia as pequenas rodas extras também presas em ambos os lados que serviam para ajudar a sustentar o veículo em baixa velocidade para não capotar facilmente.
O veículo usava carroceria de alumínio, e também já tinha o volante como um carro.
O Bi-Autogo também é listado como o primeiro veículo a ter o botão da buzina integrado ao volante mais o apoio de braço dobrável fixado pela primeira vez em um veículo.
O veículo inexplicavelmente decorado com uma série de tubos de cobre usava uma máquina com cilindradas muito alta, ou seja, 6.300 cc.
Mas devido às limitações da tecnologia na época, fazia com que apenas conseguisse gerar uma pequena potência de 45 cv.
Apenas um dos protótipos sobreviveu para contar história e hoje está exposto Museu Owls Head Transportation, mas faz parte da coleção permanente do Museu Histórico de Detroit, além de ter sido registrado nos "50 Piores Carros de Todos os Tempos" pela revista Time em 2007.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário