AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

É UMA MOTO ? UM CARRO ? - NÃO, É UM FEIO BI AUTOGO



Quando ouvimos a expressão "motor V8", em nossa memória imediatamente imaginamos um motor com configuração em V e com 4 cilindros de cada lado, então talvez você imediatamente imagine um super-carro que usa uma máquina de grande capacidade. Mas parece que desta vez poderíamos nos enganar ao imaginar que o veículo é um carro? É uma motocicleta como um carro ou vice-versa. Ficou claro que os primeiros veículos com motor V8 foram batizados de Bi-Autogo.


O Bi-Autogo foi um projeto conceitual de motocicleta, construída em 1913 pelo artista e engenheiro de Detroit James Scripps-Booth.

É um carro? É uma motocicleta? Não, é um Bi-Autogo! 01

Conforme relatado pela revista Time, o Bi-Autogo era essencialmente um veículo de duas rodas, um motocarro, çpor assim dizer, que foi projetado de 1908 a 1912 e que foram construídos 3 protótipos em 1913.

É um carro? É uma motocicleta? Não, é um Bi-Autogo! 02

O veículo era sustentado por um par de rodas de madeira com diâmetro de 94 centímetrosm.

É um carro? É uma motocicleta? Não, é um Bi-Autogo! 03

Por ser bem pesado, ou seja, 1.451 kg, havia as pequenas rodas extras também presas em ambos os lados que serviam para ajudar a sustentar o veículo em baixa velocidade para não capotar facilmente.

É um carro? É uma motocicleta? Não, é um Bi-Autogo! 04

O veículo usava carroceria de alumínio, e também já tinha o volante como um carro.

É um carro? É uma motocicleta? Não, é um Bi-Autogo! 05

O Bi-Autogo também é listado como o primeiro veículo a ter o botão da buzina integrado ao volante mais o apoio de braço dobrável fixado pela primeira vez em um veículo.

É um carro? É uma motocicleta? Não, é um Bi-Autogo! 06

O veículo inexplicavelmente decorado com uma série de tubos de cobre usava uma máquina com cilindradas muito alta, ou seja, 6.300 cc.

É um carro? É uma motocicleta? Não, é um Bi-Autogo! 07

Mas devido às limitações da tecnologia na época, fazia com que apenas conseguisse gerar uma pequena potência de 45 cv.

É um carro? É uma motocicleta? Não, é um Bi-Autogo! 08

Apenas um dos protótipos sobreviveu para contar história e hoje está exposto Museu Owls Head Transportation, mas faz parte da coleção permanente do Museu Histórico de Detroit, além de ter sido registrado nos "50 Piores Carros de Todos os Tempos" pela revista Time em 2007.

É um carro? É uma motocicleta? Não, é um Bi-Autogo! 09


 www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário