AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

TEMPESTADE DE RITMO - UMA DAS MAIORES SEQUÊNCIAS DE DANÇA RESTAURADA POR IA


 

É realmente uma maravilha, sabendo o que sabemos sobre a história do racismo e da discriminação em Hollywood, que o musical "Stormy Weather" ("Tempestade de Ritmo") tenha sido feito em 1943. Junto com outro filme semelhante, "Uma Cabana no Céu", é um dos poucos musicais americanos do século 20 com um elenco totalmente negro, com maior faturamento e tudo. E que elenco, apenas alguns dos artistas mais talentosos de seu tempo: Bojangles Robinson, Lena Horne, Fats Waller, Cab Calloway e a estrela dos Irmãos Nicholas.


'Tempestade de Ritmo': uma das maiores sequências de dança restaurada por IA

Katherine Dunham, a "rainha-mãe da dança" se apresenta e coreografa. Coleman Hawkins, embora sem créditos, também está lá, tocando sax. O filme também deu valor ao dinheiro, com quase duas dúzias de números musicais em menos de 80 minutos. E o melhor desempenho é aquele que fecha o filme, visto aqui remasterizado de uma fonte de alta qualidade -certifique-se de que seu YouTube esteja configurado para 1080p- e colorizado com aprendizado de máquina. A cores podem variar um pouco, mas, ei, é um começo. Com o andar da carruagem, provavelmente em menos de uma década poderemos ter outra versão que pareça ter sido realmente filmada em cores.

Se você nunca viu o número "Jumpin' Jive", ou nunca ouviu falar dos Irmãos Nicholas, logo descobrirá por que Fred Astaire disse que esse foi o melhor número de dança que ele já havia visto em um filme. Há momentos em que eles parecem flutuar no ar. O líder da banda, Cab Calloway, que sabia como se esgueirar e deslizar pelo palco, sabiamente dá a eles o destaque. E no final, enquanto os aplausos explodem, todo o clube é convidado a inundar a pista de dança. É pura alegria.

O irmão mais velho Fayard Nicholas tinha 29 anos no filme, seu irmão mais novo Harold tinha 22. Onze anos antes eles haviam se mudado da Filadélfia para Nova York e encantado o público no Cotton Club com sua mistura de sapateado, balé e acrobacia. Foi quando o produtor Samuel Goldwyn os viu no Clube que sua carreira decolou.

Frequentemente, é escrito que essa sequência foi filmada em "uma tomada" e improvisada, mas esse claramente não é o caso. Há onze cortes na sequência de dança em que a câmera se reposiciona. Isso não é para tirar o domínio dos Irmãos Nicholas e talvez eles tenham passado realmente por toda a sequência, já que dançar era como respirar para eles.



www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário