AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

A VERGONHOSA HUMILHAÇÃO


 A VERGONHOSA HUMILHAÇÃO

A Assembleia da República, esse ninho de lacraus dos exploradores sem vergonha, aprovou uma lei que atribuía "grandes benefícios" aos antigos combatentes da guerra colonial.
Primeira canalhice: primeiro esperaram que a maioria dos antigos combatentes morressem para que os "grandes benefícios" atribuídos não arruinassem os orçamentos estatais. Há que reservar a grande fatia para o Novo Banco e para outros grandes tubarões.
Depois, as regalias são uma mão cheia de nada, a não ser....
...A não ser um beneficio que poderia facilitar um pouco a vida a antigos combatentes que têm reformas de miséria, como é o meu caso.
Refiro-me ao beneficio e andar nos transportes públicos gratuitamente.
Na carta que o Ministério da Defesa nos enviou, juntamente com o cartão do combatente, vinha lá expressamente escrito essa regalia, essa sim útil, como já afirmei.
Pois tenho um amigo, antigo combatente como eu, que acreditou nas promessas destes aldrabões e entrou num transporte público e, todo ufano, exibiu o cartão do combatente para viajar à borla.
O motorista olhou com estranheza para o cartão disse que desconhecia o cartão e o beneficio que o utente reclamava.
Um passageiro, dentro do assunto, informou os dois que o beneficio estava publicado em decreto-lei mas que ainda não estava regulamentado.
O motorista convidou o antigo combatente a pagar o bilhete.
O meu amigo recusou afirmando que tinha uma carta oficial que lhe atribuía esse beneficio.
O motorista disse que se ele não pagasse tinha que sair do veículo, ao que o meu amigo se recusou.
Protestos dos passageiros, exaltação entre os dois, insultos do antigo combatente aos aldrabões do governo e....
...E a humilhação final: o motorista chama a policia que expulsa, com certa violência, o endeusado, só no papel, combatente de uma guerra injusta.
E, agora, respondam-me: que resposta dar a estes canalhas que enganaram , no passado, toda uma geração e a marcaram com diversos traumas, e até com a morte, e que agora continuam na senda da humilhação dos poucos que restam dessa miserável aventura?
Já sei a resposta: a resposta será a resignação dos vencidos
Infelizmente.
MM
Manuel Monteiro in facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário