AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Fascinante víbora usa sua cauda em forma de aranha para atrair presas

 

Como se as peçonhentas cobras já não fossem assustadoras o suficiente por conta própria -algumas espécies podem picar até 1 hora depois de decapitadas-, algumas aparentemente tem aranhas nas caudas para elevar o fator de horror para o infinito e além do que já está programado em nossos cérebros para ter medo delas. A cobra apropriadamente chamada de rabo-de-aranha ( Pseudocerastes urarachnoides) tem um apêndice em forma de aracnídeo bizarro que ela usa para atrair presas inocentes.


Fascinante víbora usa sua cauda em forma de aranha para atrair presas

Esta temível víbora foi formalmente descrita há apenas nove anos, no Irã. Pese que seja conhecida desde os anos sessenta, avistaram apenas uma espécime e acharam que sua cauda tinha uma deformidade. No entanto, outras pesquisas recentes na área revelaram que a cauda é, na verdade, uma característica definidora de uma nova espécie de cobras.

- "A cauda é bizarra", escreveu Ed Yong em seu blog no Nat Geo. - "Há uma grande bulbo laranja ou cinza na ponta, e as escamas pouco antes são estranhamente longas e finas. Juntos, esses recursos parecem um pouco com as pernas e o abdômen de uma aranha ou seus parentes próximos".

Fascinante víbora usa sua cauda em forma de aranha para atrair presas

Se você assistir a um vídeo da víbora balançando sua cauda rapidamente, parece exatamente como uma aranha em movimento. Yong explica ainda que a víbora usa sua cauda como uma isca de um pescador.

A teoria foi testada colocando uma galinha no recinto da cobra. Conforme esperado, a ave foi atraída pela apêndice da cobra, que ela confundiu com um delicioso inseto. Quando bicou a cauda, a cobra puxou o rabo para si, e abocanhou a cabeça da galinha em menos de meio segundo. A experiência foi repetida com um pardal e chegou ao mesmo resultado.

A cauda em si não parece venenosa ou capaz de infligir algum dano, por isso é mais provável um desenvolvimento evolutivo e exclusivamente destinada a atrair presas. Ou, eu estou apenas especulando aqui, poderia ser o resultado de um experimento ao estilo Jurassic Park que deu horrivelmente errado. Quem sabe?

A menos que você viva na parte ocidental do Irã, você provavelmente não precisa se preocupar em bater os dentes de medo de uma dessas criaturas próprias dos piores pesadelo, mas felizmente temos algumas imagens em vídeo dela usando suas caudas de aranha para atrair aves em estado selvagem. Material fascinante!


https://www.mdig.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário