Em um clipe fascinante do documentário da BBC dedicado às criaturas marinhas, Blue Planet II, Sir David Attenborough explica elegantemente como a bela, mas incrivelmente letal caravela-portuguesa (Physalia physalis) captura peixes para a sua alimentação com seus longos tentáculos pendentes, ainda permanecendo parcialmente acima da superfície. O único organismo em colônia heteromorfa, do grupo dos cnidários, parece bonito e inofensivo, mas carrega uma toxina perigosa que pode causar dor forte e sensação de queimadura no local de contato. |
O contato com seus tentáculos, que grudam na pele, causam também uma vermelhidão intensa na pele. No caso da dor ser muito intensa é recomendável procurar assistência médica. No entanto, nem todos os casos necessitam procurar um hospital. Muitas vezes basta retirar os tentáculos com uma pinça ou palito de picolé, enquanto lava-se a área com água do mar -nunca água doce, que pode provocar a liberação de mais fisalitoxina-, mas há casos em que o afetado pode passar dias se contorcendo de dor.
ATENÇÃO O VÍDEO ABAIXO TEM TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS - VEJA COMO TRADUZIR
VÍDEO
Enquanto apreciava a linda fotografia desse clipe da série, fiquei pensando no operador de câmera nadando entre os cnidários.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário