De todas as coisas fofas que os cães fazem, inclinar a cabeça para o lado enquanto olham para você pode ser a mais cativante. No entanto, surpreendentemente, poucas pesquisas investigaram por que eles fazem isso. Agora, um novo estudo de caninos “talentosos” -aqueles capazes de memorizar rapidamente vários nomes de brinquedos- mostra que eles costumam inclinar a cabeça antes de recuperar corretamente um brinquedo específico. Que o comportamento pode ser um sinal de concentração e recuperação em nossos amigos caninos, sugere a equipe. |
Os pesquisadores encontraram sua descoberta por acaso enquanto conduziam um estudo com cães "talentosos que aprendem palavras". A maioria dos cães não consegue memorizar os nomes de nem mesmo dois brinquedos, mas esses filhotes talentosos -todos border collies- podiam lembrar e recuperar pelo menos 10 brinquedos cujos nomes lhes ensinaram. Um cão chamado Whiskey recuperou corretamente 54 dos 59 brinquedos que aprendeu a identificar.
Ao longo de vários meses, os pesquisadores testaram as habilidades dos cães para aprender e lembrar rótulos de brinquedos, comparando suas habilidades com as de 33 cães "típicos". Os donos colocaram os brinquedos em outra sala e os pediram pelo nome. Apenas os sete cães talentosos foram capazes de aprender e lembrar nomes rapidamente. Mas esses cães compartilhavam algo mais em comum: a inclinação da cabeça.
O padrão era consistente demais para ser pura coincidência, diz Andrea Sommese, pesquisadora de comportamento animal da Universidade Eötvös Loránd de Budapeste, na Hungria, que conduziu o estudo. Então os pesquisadores decidiram insistir nisso.
Uma rápida pesquisa na Internet revelou muitos resultados especulativos, postulando que os cães inclinam a cabeça para ouvir melhor, para ouvir palavras ou tons específicos, ou para ver além do focinho. Andrea encontrou um poster sugerindo que os cães de abrigo fazem isso com mais frequência porque sabem em algum nível que os humanos acham isso irresistível.
A literatura científica era muito mais esparsa. Uma busca por estudos anteriores sobre inclinação da cabeça produziu surpreendentemente poucos resultados. Houve alguns artigos veterinários sobre a prática como sintoma de certos problemas de saúde, diz Andrea, mas nada sobre o comportamento questionador familiar aos donos de cães. Isso levou os pesquisadores de volta aos seus próprios dados em busca de pistas.
Os cientistas descobriram que -quando solicitados a recuperar um brinquedo- os cães dotados inclinaram a cabeça 43% delas ao longo de dezenas de testes, em comparação com apenas 2% do tempo em cães típicos, relataram no estudo publicado esta semana na revista Animal Cognition.
Embora os cães dotados inclinem a cabeça com muito mais frequência, eles têm a mesma probabilidade de recuperar o brinquedo correto, independentemente de terem feito o movimento ou não. Os animais até tinham um lado favorecido, assim como os humanos favorecem sua mão esquerda ou direita. Isso foi consistente ao longo de meses de gravações, independentemente de onde o dono estava em relação ao cão.
Todos os border collies do estudo estavam familiarizados com as palavras faladas, mas apenas os cães talentosos que atribuíram corretamente um significado a cada palavra exibiram consistentemente o comportamento de inclinação.
- "Isso significa que inclinar a cabeça não é apenas um sinal de familiaridade com sons específicos", argumenta Andrea. - "Se fosse assim todos os 40 cães teriam a mesma probabilidade de fazê-lo."
A equipe acredita que isso pode estar relacionado ao processamento mental, um sinal de alta atenção ou concentração nos cães talentosos. Os cães podem estar cruzando o comando com suas memórias visuais dos brinquedos, por exemplo.
Monique Udell, pesquisadora da interação humano-animal na Universidade Estadual do Oregon em Corvallis, nunca viu inclinação da cabeça em um estudo como este. Ela adverte que essas observações são preliminares, mas diz que elas podem fornecer uma direção nova e estimulante para a pesquisa sobre a cognição canina.
- "A próxima etapa é fazer mais perguntas para entender o que realmente significa a inclinação da cabeça, disse Monique. - "Podemos usar a inclinação da cabeça para prever a aptidão para aprender palavras, ou atenção, ou memória?"
Andrea espera dar seguimento a este estudo, descobrindo que tipos de sons podem ser igualmente significativos para todos os cães, para provocar o mesmo comportamento. Até então, os donos de cães terão que se contentar em saber que, quando um cão inclina a cabeça, provavelmente está apenas tentando ao máximo entender o que você está fazendo.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário