AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 4 de julho de 2021

SEM PAPAS NA LÍNGUA - A PÍLULA DOURADA QUE NOS QUER LEVAR À OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO.


 SEM PAPAS NA LÍNGUA

A PÍLULA DOURADA QUE NOS QUER LEVAR À OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO.
Dourar a pílula é uma expressão da língua portuguesa e significa apresentar algo difícil ou desagradável como se fosse uma coisa mais suave e mais fácil de aceitar.
A expressão "dourar a pílula" está relacionada com a figura de linguagem conhecida como eufemismo. O eufemismo consiste na substituição de um termo ou expressão rude, chocante ou inconveniente por outro mais suave ou agradável para endrominar os incautos, os ignorantes, os medrosos..
Os fachos que são fachos e os fachos que dizem não ser dão-nos pão e circo.
Agora têm andado atarefados a distribuir futebol Ronaldo, futebol por todo o lado, futebol para tapar as prestações medíocres dos que são responsaveis pelo aparelho a que eles chamam governação.
Costa, Marcelo, Ferro Rodrigues, e toda uma catreva de gente que vive enfiada dentro dos buracos alcatifados e ar condicionado andam a gozar com o Zé povinho e com a mesma lábia gasta e ardilosa já secular, continuam a tentar fazer esquecer que vivemos num país onde a pandemia se agrava e se junta a uma crise social e económica que já faz vítimas na fome , centenas de falências,
trabalho precário, desemprego e toneladas de desigualdades que são atiradas para cima do povo que estranhamente só se queixa sem se revoltar .
Não sei que mistela foi dada a ingerir, não sei que magia hipnótica e de encantamento foi utilizada pelos que mandam nesta merda toda e que mantém o povo tão sosegadinho e obediente.
Toda esta inércia e aceitação por parte de quem é explorado, privado de direitos, toda esta passividade e incapacidade em dar resposta que faça mossa no capitalismo e nos seus madatários, é deveras surpreendente.
Que raio de povo somos nós ? que aplaudimos as lutas de outros e evocamos a luta dos que pelo mundo resistiram e resistem e na nossa casa aceitamos tudo como cãezinhos domesticados, nunca incomodando quem continua a amealhar fortuna com o nosso trabalho e suor ?
Onde metemos a coragem ? a vontade revolucionária tão apregoada ?
Será que não nos chegam décadas e décadas de governação à direita, protagonizadas sempre pelos mesmos que agora novamente estão a enganar-nos mais uma vez ?
Que diferença há entre sermos governados pelo PSD/CDS/ ou pelo PS ?
Que temos ganho com o derrube de dois outrês fachos emblemáticos se logo a seguir metemos lá dentro outros iguais que só diferem nas caras mas fazem a mesma política ?
Que cada um pense como quiser mas eu já estou pela medula de tanta vigarice e de tanta manha e jogo escondido.
Nunca fui, nunca serei, e não dou para o peditório de aceitação política das teorias do "mal menor" já que entendi há muitos anos que só a luta de classes vencerá o fascismo, o capitalismo, e libertará os trabalhadores da escravidão e da miséria dourada que nos têm imposto.
Não é por terem mudado a cor da merda que ela deixa de cheirar e de nos atolar e sofucar.


António Garrochinho

Sem comentários:

Enviar um comentário