Hoje em dia os russos mais jovens, nas verdade, fazem chacota com a planta, mas provavelmente todas as crianças soviéticas aprenderam com suas avós, que se cortassem ou se machucassem, bastava rasgar uma folha de tanchagem (Plantago major) empoeirada na beira da estrada e colocar no corte ou ferimento. Mas primeiro você devia cuspir na folha, para fazê-la grudar na ferida e lavar a folha no processo. Então, de repente, como em um passe de mágica, após cerca de 10 minutos, o sangue parava de correr e a dor parecia ceder. |
Segundo o site "Russia Beyond", a palavra russa para a tanchagem é podorozhnik, que significa "algo que cresce à beira da estrada", portanto, encontrar essa planta útil nunca foi um problema. Com efeito, a plantago é uma erva selvagem perene com folhas largas, que possui mais de 158 espécies, sendo que 40 delas são nativas da Rússia e do território da ex-União Soviética.
Você muito provavelmente já viu um pé dessa planta, que, na verdade, é mato, e pode ser encontrada ao longo de estradas -ela nasce até no vão entre o meio fio e o asfalto-, em lugares cheios de ervas daninhas, terrenos baldios, estepes, prados e areias. A propósito, uma das teorias que explicam esses locais é que as sementes "grudentas" da plantago são transportadas pelos humanos nas solas dos sapatos. E foi assim que, segundo a lenda, a tanchagem se espalhou pelo mundo todo.
Algumas variedade de plantago, sobretudo a major, têm realmente propriedades medicinais e contêm caroteno, vitamina C, bem como fitoncidas. Por isso são muito utilizadas para fazer remédios caseiros para tratar gripes, resfriados e inflamações da garganta, útero e intestino. Uma infusão feita de suas folhas, por exemplo, pode ser usada como expectorante, enquanto seu suco pode ser tomado para melhorar a digestão no tratamento de gastrite e enterite.
Ademais as folhas novas de algumas variedades também podem ser comidas, quando adicionadas a saladas e sopas. A foto abaixo, que eu tirei em 2017, quando fui pedalar nas estradas poeirentas do Congo, mostra um prato de comida (literalmente) de rua composto por feijão com chapati e sopa de carne de cabra com banana e tansagem. É gostosinho, deixa um gosto acridoce na boca.
Na Rússia moderna, na verdade, quase no mundo todo, pode ser comprada em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação, assim como em feiras livres. As instruções da embalagem recomendam o uso para pessoas com distúrbios intestinais, além de toda uma série de outras doenças, porque tem propriedades anti-inflamatórias. A infusão pode ser não apenas bebida, mas também aplicada externamente, uma vez que a plantago funciona como um antisséptico e para conter o sangramento e até para tratar furúnculos.
Aliás, sites da moda que vendem vários suplementos alimentares oferecem a casca de semente de plantago, que deve ser dissolvida em água e bebida. Supostamente é fibra pura e perfeita para manter um baixo teor de gordura e uma dieta de baixo colesterol.
Ainda que a Rússia tenha, percentualmente a maior floresta do mundo, a biodiversidade e, por consequência, o número de plantas medicinais, é bem baixa. Por isso muitos dos que cresceram naquela época agora zombam da 'medicina alternativa' praticada por suas avós.
Em contrapartida, a flora brasileira concentra a maior biodiversidade do mundo. Hoje temos mais 55 mil espécies catalogadas que correspondem a 20% do total distribuído pelo planeta. Imaginem só se usássemos todo este potencial... só pensando.
De fato os soviéticos eram tão "tarados" por tanchagem, que a Música do Ano de 1988 se chamava "Подорожник-Трава", que significa... "Grama de Tanchagem". Na canção Alisa Mon apelava para uma "grama que protege contra todas as dores" e esperava que a plantago também a curasse de suas dores emocionais.
vídeo
Conforme comentávamos no início do artigo, hoje em dia, a plantago é um assunto recorrente de memes e piadas. Alguém recomenda aplicar ela também em amassados no carro.
Ou, por exemplo, sugerem que os primeiros socorros a um paciente devem ser feitos cobrindo todo o seu corpo com folhas de plantago.
A propósito, o cartão usado no transporte público de São Petersburgo é chamado de "Podorozhnik.
Sem comentários:
Enviar um comentário