O Monte Egmont, também conhecido como Taranaki, na costa oeste da Ilha Norte da Nova Zelândia, é considerado um dos cones vulcânicos mais simétricos do mundo. O outro candidato é o Vulcão Mayon, situado na província de Albay, nas Filipinas. O vulcão teria começado suas atividades vulcânicas há 135.000 anos e entrou em erupção pela última vez em 1775, porém a sua última atividade foi por volta de 1860. Mas ainda não acabou. Vulcanologistas concordam que o Egmont está apenas adormecido, esperando, ganhando tempo. |

O vulcão está localizado no centro do Parque Nacional Egmont quase circular, cujo limite aparece como um círculo verde escuro em imagens de satélite e outras imagens aéreas, devido à diferença de vegetação entre o interior e o exterior do parque.

A sombra escura representa a floresta nativa, enquanto as áreas verdes claras são pastagens que chegam até o limite circular do parque.

A maioria das florestas de planície da Nova Zelândia foi desmatada para a agricultura, deixando apenas pequenos bolsões fragmentados de floresta nativa cheios de árvores antigas. O círculo do Parque Nacional de Egmont tem cerca de 19 km de diâmetro.

Sua altitude de 2518 metros o torna o segundo ponto mais alto da ilha Norte. Por causa de semelhança com o Monte Fuji, O Egmont serviu de pano de fundo para o filme de 2003 "O Último Samurai. Inclusive é possível encontrar fotos na rede do Egmont que se referem equivocadamente ao Fuji.

Seus dois nomes se devem a uma disputa política que começou em 1865, quando a montanha foi confiscada do povo Māori pelo governo da Nova Zelândia, aparentemente como um meio de estabelecer e manter a paz durante a Segunda Guerra de Taranaki.

A legislação foi formulada com a intenção de confiscar e dividir as terras dos Māori "em rebelião" e fornecê-las como terras agrícolas para colonos militares.

A montanha foi devolvida ao povo de Taranaki em 1978, por uma lei que voltava atribuir a posse ao povo Maori. Em 2017, um registro de entendimento foi assinado entre os Taranaki e o governo da Nova Zelândia que verá a montanha se tornar uma personalidade legal. É o terceiro elemento geográfico do país a receber personalidade jurídica, depois de Te Urewera e do rio Whanganui.

Em 2 de dezembro de 2019, um acordo concluiu que a montanha deveria ser referida apenas como Taranaki Maunga. O parque nacional será renomeado de Parque Nacional de Egmont para Te Papakura o Taranaki.
A mudança de nome ainda não foi ratificada pelo Conselho Geográfico da Nova Zelândia.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário