A prática que se tem vindo a propagar, nas escolas públicas, de transitar alunos de forma indiscriminada com 5, 6, 7, 8…. negativas é um atentado ao sistema público de ensino, é um atentado à educação de uma geração, é um atentado ao futuro de uma sociedade. Estamos a premiar o não trabalho e a dizer-lhes que podem continuar assim, que está tudo bem.
E não, isto não tem nada a ver com sistemas de ensino inovadores, ou inclusivos, ou transdisciplinares. Eu não sou um velho do restelo, eu sou a primeira a abraçar ideias novas, a procurar a melhor forma de as aplicar, a querer que os meus alunos discutam assuntos atuais e fundamentais e faço todos os possíveis para os relacionar com matemática. Sou a favor de tudo isto, acompanhado de rigor, exigência e qualidade… nunca facilitismo ou permissividade com “calonice”.
Os filhos dos ricos poderão sempre escolher colégios privados onde se exige, onde o ensino é de qualidade… os filhos dos ricos poderão sempre escolher, seja o ensino público bom ou mau… mas os filhos dos outros não… no fundo o que estamos a fazer é fechar o gueto no gueto.
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