AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

A fascinante história de Yasuke, o primeiro samurai negro

 


Ele veio a serviço de um missionário, mas logo se tornaria um capanga do senhor feudal mais importante do Japão.

Kurobōzu / The Black Stranger, de Nicola Roos.

Todos nós temos praticamente a mesma imagem em mente quando pensamos  num samurai : japonês, com um quimono , uma katana pendurada e cabelo comprido preso em um rabo de cavalo. 

Os filmes são os culpados por essa concepção, mas mesmo assim, nenhum de nós pensaria  num samurai negro . 

Um erro, porque já existiu um no Japão feudal no século XVI ; 

Seu nome era Yasuke e ele conseguiu fazer história não apenas por ser o primeiro samurai negro , mas também por ser um dos poucos samurais estrangeiros na história.



Estátua de Yasuke, 

Matsudaira Ietada, seu companheiro, já o descrevia no seu diário de forma fascinante em 1579: "Tinha 1,88 metros de altura, era negro, pele como carvão ". 

Yasuke era um 'gigante africano' (a altura média de um homem no Japão naquela época mal ultrapassava 1,57), cuja mera presença impunha muito respeito e medo. Tanto que conseguiu  tornar-se o braço direito de um dos senhores feudais mais poderosos da história japonesa: Oda Nobunaga.

Retrato de Oda Nobunaga, de Kanō Sōshū (1551 - 1601).

Retrato de Oda Nobunaga, de Kanō Sōshū (1551 - 1601).

 

Diz-se que Yasuke pode ter sido  moçambicano (algus historiadores pensam na Nigéria ou na Etiópia) e que veio ao Japão a serviço de Alessandro Valignano , um missionário jesuíta italiano, numa viagem de inspeção da Índia. 

Desde o primeiro dia em Kyoto, a capital do país na época, ele causou sensação; os escritos da época dizem que as pessoas se aglomeraram para vê-lo porque não acreditaram que era real ; alguns morreram esmagados na tentativa, enquanto multidões eram geradas em seu redor. 

O próprio Nobunaga duvidou disso a princípio; Foi o primeiro negro que viu na vida e diz a lenda que o obrigou a tomar banho na sua frente para verificar se ele não tinha tingido a pele com carvão e era espião. 

Agora, as habilidades e o passado de Yasuke como lutador não passaram despercebidos e ele acabou como um guerreiro samurai , e acompanhou o poderoso Nobunaga como sua mão direita tratando-o como mais um membro de sua família e sendo um dos poucos que tinham  permissão para jantar com o senhor feudal.

Detalhe da obra Sumō yūrakuzu byōbu (1605).  Acredita-se que esta pintura represente o próprio Nobunaga, apaixonado por sumô, lutando contra Yasuke.

Detalhe da obra Sumō yūrakuzu byōbu (1605). Acredita-se que esta pintura represente o próprio Nobunaga, apaixonado por sumô, lutando contra Yasuke.

 

Mas Nobunaga não estava interessado em Yasuke apenas por causa de suas habilidades de combate, ele também estava curioso sobre seu talento para conversar e ler . 

O samurai divertia o senhor feudal com contos de sua terra distante, que mostravam que ele era uma pessoa culta e de alto nível cultural.

Yasuke ficou ao lado de Nobunaga até o fim . 

Ele estava com ele na noite em que um de seus generais se rebelou  e incendiou seu palácio deixando Nobunaga preso  num dos quartos onde o senhor feudal tirou a própria vida com o ritual de suicídio conhecido como seppuku . 

Antes de morrer, Nobunaga pediu a Yasuke que o decapitasse e trouxesse sua cabeça e espada para seu filho, segundo o historiador britânico Thomas Lockley, demonstrando assim a confiança que tinha no guerreiro africano. 

A lenda de Yasuke chega ao fim logo depois, em 1582 .

ARQUIVO - Nesta foto de arquivo de 4 de março de 2018, Chadwick Boseman chega ao Oscar no Dolby Theatre em Los Angeles.  O ator Chadwick Boseman, que interpretou os ícones negros Jackie Robinson e James Brown antes de encontrar a fama como o majestoso Pantera Negra no universo cinematográfico da Marvel, morreu de câncer.  Seu representante disse que Boseman morreu na sexta-feira, 28 de agosto de 2020, em Los Angeles, após uma batalha de quatro anos contra o câncer de cólon.  Ele tinha 43 anos. (Foto de Jordan Strauss / Invision / AP)

Chadwick Boseman, estrela de 'Black Panther', seria o encarregado de levar a vida de Yasuke para a tela grande.

 

Hollywood não ia deixar passar uma figura tão histórica e passou alguns anos preparando a versão cinematográfica de sua vida. Produzido pelo estúdio Lionsgate, o papel de Yasuke seria interpretado por Chadwick Boseman , mas ele faleceu em Setembro de 2020 dias;  terão que encontrar outro actor para dar vida a um personagem tão fascinante.


www.lavanguardia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário