Muitos daqueles que temeram alguma vez por sua integridade física, a bordo de um carro, tivemos a mesma reação instintiva: agarrar em uma das alças de segurança que há em cima das portas. De facto, a alça é inclusive mais antigo que o próprio cinto de segurança e depois se tornou um acessório automóvel sobretudo por causa do VW. Mas está claro que esse pequeno acessório de plástico não vai nos salvar em caso de fatalidade, de modo que, qual é o verdadeiro motivo de que ele esteja aí? |
Como explicam em Mental Floss, a principal razão pela qual os fabricantes de carros começaram a instalar estas alças em seus veículos é para ajudar os passageiros a subir e descer do carro. E sua primeira versão era em forma de alça principalmente nos carros de duas portas.
Talvez você nunca tenha utilizado o acessório, mas levantar do banco traseiro em um carro de duas portas é uma tarefa hercúlea, e a alça também resulta especialmente útil para pessoas com algum tipo de problema de mobilidade, como idosos.
Com o advento do carro de quatro portas, a alça praticamente foi abolida no lado do motorista, porque ele pode apoiar-se no volante para subir e descer do carro, além de que dificilmente usará quando estiver dirigindo.
De modo que essas alças não foram propostas para proporcionar paz de espírito ao passageiro que não confia muito no motorista, ainda que assim tenham se tornado.
O VW, por sinal, teve sim uma alça no painel à frente do passageiro. Esse sim com o princípio de salvaguarda. Como o seu cinto de segurança era de dois pontos, travagens bruscas podiam levar o passageiro a ir de encontro ao para-brisas. A alça era um apoio para evitar isso.
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