AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

A PINTURA DE THOMAS WATERMAN WOOD

 








Thomas Waterman Wood (12 de novembro de 1823 - 14 de abril de 1903) foi um pintor americano nascido em Montpelier, Vermont .

Início da vida e  educação 

O pai de Thomas Waterman Wood, John Wood, veio do Líbano, New Hampshire para Montpelier , em 1814. 

A família Wood era de ascendência puritana e foi do Líbano que John Wood, o pai do artista, se casou com sua esposa Mary Waterman. 

Ela foi descrita como tendo vivido uma vida simples, piedosa, afável e laboriosa.

John Wood e seu irmão Cyrus eram sócios  num negócio de marcenaria , a parceria  encerrou-se com a morte de Cyrus em 1840. 

O outro irmão de John, Zenas, viveu até os 84 anos. 

John Wood foi um cidadão vigoroso, ativo em sua época, capitão de uma companhia de artilharia e por muito tempo diácono da Primeira Igreja Congregacional.

Durante a juventude de Wood, Montpelier provavelmente não inspiraria um homem a pintar. Era uma pequena cidade de pessoas práticas, sem os meios de cultura artística e instrução em arte. No entanto as colinas e vales,  eram lindos, preenchidos em todas as estações com uma luz maravilhosa, e isso teve e continuou a ter para Wood uma inspiração e influência ao longo de sua vida.

Embora lhe faltasse um ambiente artístico na sua juventude, ele conheceu grandes contemporâneos, Prentiss , Upham , Spaulding, Peck , Reed, Walton, Jewett, Langdon, Merrill, Dewey, Thompson, Baileys, Heaton, Lord, Lamb e muitos mais 

Além disso deixou registros notáveis ​​no Congresso, na bancada da ordem dos advogados, em teologia, finanças, legislação, política partidária e na bibliografia de Vermont. 

Esses seus vizinhos eram homens bons e fortes, cujos personagens e excelente trabalho influenciaram a juventude de Wood, bem como suas concepções de uma arte forte, como foi evidenciado em anos posteriores por muitos de seus melhores trabalhos.

Antes da introdução dos daguerreótipos, Montpelier estava acostumado a receber uma visita ocasional de um retratista peripatético e foi esse pintor que influenciou Wood pela primeira vez e o iniciou na sua carreira. 

O pintor foi descrito como um personagem "harum-scarum", mas também como um "pintor arrojado", que era capaz de agarrar rápida e firmemente uma imagem. Havia também um amigo, John C. Badger, que trouxe de Boston tubos de tintas a óleo, pincéis, paletas e alguns livros sobre arte. 

Com eles em mãos, os meninos começaram com entusiasmo a desenvolver seus recursos. Nada resta desses primeiros esforços; mas quando a loja de móveis de John Wood foi destruída por um incêndio em 1875, ainda podiam ser vistos em suas paredes rebocadas uma série de figuras de figuras, desenhadas com tintas secas.









































Sem comentários:

Enviar um comentário