AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

OS FARTOS CELEIROS DO PICAPAU DAS BOLOTAS

 

Os pica-paus são criaturas fascinantes. 

Eles martelam seus bicos na madeira com uma força tão feroz que levaria à concussão em qualquer outro animal. Mas os pica-paus são equipados com excelentes amortecedores naturais que protegem seus cérebros contra danos causados ​​por golpes poderosos rápidos e repetidos, como um cérebro compactado que o impede de espalhar-se pelo crânio. 

A maioria das espécies de pica-paus bica os troncos das árvores para construir ninhos, exceto o pica-pau-das-bolotas (Melanerpes formicivorus), que faz buracos para armazenar comida.


Os fartos celeiros do pica-pau-das-bolotas

Como o nome indica, a comida favorita do pica-pau-das-bolotas é a bolota, que é a noz produzida pelos carvalhos. Quando o inverno se aproxima, o pica-pau-das-bolotas começa a acumular nozes em celeiros feitos com troncos de árvores, ou qualquer coisa de madeira, como postes e até mesmo casas.

Os fartos celeiros do pica-pau-das-bolotas

O pica-pau-das-bolotas fará milhares de buracos na espessa casca de árvores vivas ou mortas e enfiará as bolotas nelas. Os buracos são feitos no tamanho suficiente para acolher uma única bolota, que não são empurradas muito fundo no tronco para que sua recuperação seja mais fácil, embora não seja incomum um pica-pau colocar bolotas em lugares onde não possa tirá-las.

Os fartos celeiros do pica-pau-das-bolotas

Em um caso fenomenal, mais de 200 kg de nozes foram encontradas em um tanque de madeira de água no estado americano do Arizona. Estas aves também utilizam buracos e rachaduras naturais na casca para armazená-las.

Os fartos celeiros do pica-pau-das-bolotas

Como as bolotas são armazenadas em buracos rasos, elas são visíveis de fora, o que atrai aves ladras de comida e, portanto, os celeiros precisam ser vigiados.

Os fartos celeiros do pica-pau-das-bolotas

Os grandes celeiros são frequentemente defendidos por vários grupos de pica-paus, pois contêm comida suficiente -em alguns casos, até 50.000 bolotas em uma única árvore- para alimentar famílias inteiras durante os períodos de escassez. Às vezes, a mesma árvore de celeiro é reutilizada ao longo de gerações para armazenar o suprimento de alimentos de inverno.

Os fartos celeiros do pica-pau-das-bolotas

Os celeiros também requerem manutenção constante. À medida que as bolotas secam e encolhem, elas são movidas para buracos menores e os vazios são preenchidos com novo estoque. Isso é necessário, caso contrário, as bolotas secas podem cair de seus orifícios agora maiores. O pica-pau-das-bolotas é a única ave a ter um armazém centralizado de alimentos defendido comunitariamente.

Os fartos celeiros do pica-pau-das-bolotas

O pica-pau-das-bolotas pode ser encontrado principalmente no sudoeste dos Estados Unidos, nas áreas costeiras e contrafortes, que são densamente cobertas de carvalhos.

Os fartos celeiros do pica-pau-das-bolotas

www.mdig.com.br

 

Sem comentários:

Enviar um comentário