Antes de embarcar no trem para seus deslocamentos matinais, os residentes de Vilnius, na Lituânia, podem cumprimentar os amigos que passam por uma praça principal em Lublin, na Polônia, apesar de estarem a mais de 600 quilômetros de distância. Graças ao "Portal", um par de telas elegantes instaladas nos centros das cidades, os transeuntes têm a oportunidade de acenar e se socializar com seus colegas como se estivessem na rua. |
Instalado em 26 de maio do lado de fora da Estação de Trem de Vilnius e da Praça Central de Lublin, o projeto foi criado pela GoVilnius, a agência de desenvolvimento da capital lituana.
Chamada de "ponte visual", a instalação futurística se assemelha a grandes orbes redondas embutidas com telas e câmeras que transmitem visualizações dos dois locais em tempo real.
De acordo com seus organizadores, o "Portal" deve servir como um acelerador de comunidade new wave que aproxima pessoas de diferentes culturas e as encoraja a repensar o significado da unidade, e um convite para superar preconceitos e divergências que pertencem ao passado.
- "A humanidade está enfrentando muitos desafios potencialmente mortais; seja polarização social, mudança climática ou questões económicas", diz um comunicado do projecto.
- "No entanto, se olharmos de perto, não é a falta de cientistas, ativistas, líderes, conhecimento ou tecnologia brilhantes que estão causando esses desafios. É tribalismo, falta de empatia e uma percepção estreita do mundo, que muitas vezes se limita às nossas fronteiras nacionais."
"Portal" é o resultado de cinco anos de pesquisa e design, e o projeto pretende se expandir para cidades ao redor do mundo, com mais dois dispositivos semelhantes a olhos que devem ser instalados em Reykjavik e Londres em breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário