Este verme é popularmente conhecido como verme-árvore-de-natal ou verme-espanador (Spirobranchus giganteus) devido as suas estruturas em espirais cromaticamente coloridas. Na verdade, as espirais multicoloridas são apenas estruturas do sistema respiratório destes animais da família de serpulídeos. O Spirobranchus giganteus vive no oceano e ostenta duas magníficas espirais de plumas que se projetam de seu corpo tubular e que parecem minúsculas árvores de Natal, daí o nome. |
Essas plumas são compostas de apêndices semelhantes a cabelos chamados radíolos que se irradiam da espinha central do verme e ajudam o animal a filtrar o alimento, que normalmente consiste em plantas microscópicas, ou fitoplâncton, flutuando na água. As plumas também são usadas em seu sistema respiratório.
Amplamente distribuídos em todos os oceanos tropicais do mundo, os vermes-árvore-de-natal variam varia de 3 à 400mm, podem ser encontrados em várias cores, incluindo laranja, amarelo, azul e branco e são facilmente identificados devido à sua forma, beleza e cor.
O verme-árvore-de-Natal é bem sedentário.
Uma vez que encontra um bom lugar em um coral calcário vivo, cava um buraco e, assim como a maioria dos serpulídeos, secreta um tubo calcário em torno de seu corpo, e vive o resto de sua vida com a cabeça inteira embutida em corais maciços, ocasionalmente saindo de "sua casa" para filtrar o plâncton que passa por suas plumas totalmente estendidas.
Eles são muito sensíveis a perturbações e se retraem rapidamente para suas tocas ao menor toque ou sombra passageira.
Sem comentários:
Enviar um comentário