AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 29 de junho de 2021

Hipnotizante time-lapse registra os padrões ondulantes do pastoreio de ovelhas em Israel


 

O fotógrafo de Haifa, Lior Patel, passou os últimos sete meses imerso no ritmo diário das ovelhas. Pairando sobre a região do Vale da Paz de Yokneam, Israel, ele documentou o processo de pastoreio de um único rebanho em um time-lapse cativante que mostra os animais correndo pela paisagem agrícola e pelas estradas em massas robustas e agitadas. Filmado com um drone, o vídeo acelerado atesta os instintos de mudança de forma do rebanho, que se assemelha a outros padrões de ocorrência natural, como uma corrente fluindo ou hipnotizantes "murmúrios" de estorninhos.


Hipnotizante time-lapse registra os padrões ondulantes do pastoreio de ovelhas em Israel

O agricultor Michael Morgan, conhecido como o "rei do repolho", e o pastor nascido na África do Sul, Keith Markov, administram o rebanho desde 1985, e hoje ele oscila entre 1.000 e 1.750 indivíduos. A cada ano, as ovelhas migram até sete quilómetros do vale para os arredores de Ramot Menashe com a ajuda dos pastores e alguns border collies, que você pode ver circulando nas bordas e arrebanhando retardatários.


VÍDEO

Para focar nos movimentos naturais das ovelhas, Patel disse que ele gravou a maioria das cenas de uma posição fixa da câmera. Cada foto mostra entre 4 a 7 segundos dos pastores encurralando os animais a caminho de seu próximo local.

- "O primeiro desafio é entender a elasticidade do rebanho durante o movimento, sua dispersão durante o pastoreio e como ele converge em um grupo compacto para a saída/retorno ao pasto e cruza estradas e caminhos", afirmou Patel, que viaja frequentemente por Israel documentando práticas agrícolas, barcaças e a arquitetura histórica dos centros das cidades com um drone.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário