O MDig tem diverso artigos sobre a carpintaria tradicional japonesa, mas o assunto é tão fantástico que sempre achamos que "cabe mais um". Nesse sentido, se fosse necessário, a maioria de nós poderia martelar um abrigo básico com madeira e pregos suficientes. Mas e se apenas tivéssemos a madeira? E se precisássemos fazer não apenas uma cabana, mas um edifício completo: uma casa habitável, ou mesmo uma santuário? Isso pode soar como uma tarefa impossível para a quase totalidade de pessoas no mundo, exceto uma. |
Se você foi treinado para ser um miyadaiku, a classe de carpinteiro japonês encarregada de construir e manter edifícios como santuários e templos, poderá fazer isso sem usar um único prego ou parafuso. O miyadaiku une madeira diretamente à madeira, um método de marcenaria conhecido como kanawatsugi, e assim consegue construir algumas das estruturas de madeira mais duradouras do mundo, assim como fizeram por séculos após séculos.
Na época em que esse estilo de carpintaria se desenvolveu pela primeira vez no Japão, há mais de um milênio, era difícil adquirir ferro. E assim, as pessoas tentavam construir prédios apenas com madeira, compensando com extrema habilidade o que faltava em ferramentas. É o que diz Takahiro Matsumoto, um carpinteiro da cidade de Kamakura, no vídeo do Big Story acima.
Capital de fato do Japão do final do século 12 ao início do século 14, Kamakura ainda é repleta de templos budistas e santuários xintoístas, alguns construídos há mais de 1.200 anos. Para construir novos templos e santuários, ou fornecer aos existentes os reparos de que precisam a cada século ou dois, um miyadaiku deve dominar uma série de juntas de madeira com formatos diferentes, cada uma delas desenvolvida ao longo de gerações para se manter o mais firme e sólida possível.
Você pode ver exatamente como cada uma dessas juntas é cortada e montada para projetos da vida real, bem como todos os outros aspectos de como um miyadaiku monta um edifício, no canal do Youtube Arquitetura Japonesa: Sabedoria de Nossos Ancestrais.
O canal tem um nome apropriado, pois apenas com um grande respeito pelo conhecimento de carpintaria gradualmente desenvolvido, testado e refinado por seus antecessores, os miyadaiku de hoje poderiam fazer seu trabalho.
- "São necessárias habilidades avançadas, mas trabalhamos com os prédios antigos construídos por nossos ancestrais", diz Matsumoto. - "Hoje, também aprendemos com as habilidades dos ancestrais, uma vez que os próprios prédios antigos são documentos permanentes dessas habilidades."
Todos e cada um testemunham como, pela falta de um prego, nasceu uma das arquiteturas mais admiradas do mundo.
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