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A CP – Comboios de Portugal vai repor, a partir de dia 13 de junho, a ligação ferroviária entre Beja e Évora, depois de 11 anos de ausência, avança o Dinheiro Vivo.
De acordo com, a transportadora, o Intercidades fará três circulações por dia por sentido e irá demorar pelo menos uma hora e 13 minutos para percorrer 89,6 quilómetros. Cuba, Alvito, Vila Nova da Baronia, Alcáçovas e Casa Branca são as cinco estações e apeadeiros por onde vai passar o comboio.
Recorde-se que, na linha do Alentejo, o serviço é realizado com uma automotora a gasóleo da série 450 porque o troço Casa Branca-Beja não está eletrificado. Este comboio com duas carruagens, que entrou ao serviço em 1965 e foi modernizado em 1999, não ultrapassa os 120 km/h num troço onde a velocidade máxima é de 140 km/h.
Além disso, à chegada a Casa Branca, são necessários seis minutos para inverter a marcha da automotora porque não há uma ligação direta entre a linha do Alentejo e a linha de Évora. Segundo a IP – Infraestruturas de Portugal, o problema poderia ser resolvido com a construção de uma concordância em Casa Branca, num investimento estimado de pelo menos oito milhões de euros.
A viagem também poderia ganhar mais segurança com a introdução de sinalização eletrónica entre Casa Branca e Beja. Contudo, até lá, a mudança entre estações depende exclusivamente de meios humanos, através do cantonamento telefónico, uma chamada entre agentes nas estações da gestora ferroviária.
Note-se que, nos últimos 11 anos, para ir de Évora a Beja ou vice-versa era necessário sair em Casa Branca e aguardar uma hora por outro comboio. Ou seja, eram necessárias pelo menos duas horas e 13 minutos para fazer 89,6 quilómetros. Sem a ligação direta, os residentes em Beja demoravam tanto tempo a chegar a Évora como a Lisboa, a mais de 170 quilómetros.
Até 2010, a viagem direta entre Beja e Évora demorava pelo menos uma hora e 18 minutos e era realizada com automotoras diesel Allan 350, com velocidade máxima de 100 km/h.
Fotografia de olhares.com
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