Uma mariposa-gigante-da-madeira foi descoberta durante a construção da sala de uma escola primária em Mount Cotton, uma localidade rural do estado australiano de Queensland. O enorme inseto assombrou os estudantes e professores do plantel, que não tinham visto nunca nada parecido. O prédio da escola é vizinho de uma selva tropical, o que explicaria o achado, assegura a diretora do colégio, Meagan Steward. Antes de ser devolvida ao bosque, os trabalhadores que a encontraram a fotografaram. |
De nome científico Endoxyla cinereus, as mariposas desta espécie são as mais pesadas do mundo e dificilmente são vistas. A fêmea pode atingir os 30 gramas de peso e uma envergadura de até 25 centímetros.
Tem dificuldades para voar, vivem poucos dias e costumam trepar pelas árvores, para esperar que os machos -da metade de seu tamanho- as encontrem. Em seu curto período de vida adulta, nem se alimentam. Emergem, acasalam, põem ovos e morrem.
VÍDEOS
Elas são conhecidas como mariposa-da-madeira porque, ainda como larvas-de-bruxa, aninham-se e se alimentam da raiz do eucalipto. Horas antes de entrarem no estado de pupa, elas sobem a árvore e cavam uma toca onde o casulo ficará oculto.
Seu método de ocultação é tão perfeito que chegam a esculpir uma tampa que será usada para tampar o buraco.
Sem comentários:
Enviar um comentário