A neve voltou a cair no Alentejo, sobretudo no distrito de Évora e na cidade
de Portalegre, fenómeno atribuído às baixas temperaturas registadas
na região, revelaram fontes da Proteção Civil.
A neve voltou este sábado a cair no Alentejo, sobretudo no distrito de Évora e na cidade de Portalegre, fenómeno atribuído às baixas temperaturas registadas na região, revelaram à agência Lusa fontes da Proteção Civil.
A culpa é da chegada da depressão Filomena ao sul da Península Ibérica, que trouxe chuva e vento e tem estado a afetar toda a Espanha, mas também de uma frente de frio Ártico, que vai fazer com que as temperaturas baixem mais ainda no início desta semana, em especial segunda e terça-feira.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou que, durante a manhã, foi registada a queda de “pequenos flocos de neve” na cidade de Évora e em todos os concelhos do distrito. Segundo a fonte do CDOS, há alguns anos que não nevava em Évora, desde 2009, e a última vez que nevou “com acumulação”, na cidade e no distrito, foi em janeiro de 2006.
Também na cidade Portalegre, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro, a neve caiu em “pequenos flocos que derretiam ao chegar ao chão”.
Não faltam vídeos e fotos na internet e nos jornais regionais.
Serra da Estrela com acessos cortados
A maioria das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estavam este sábado de manhã encerradas devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil. Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, seis troços foram encerrados às 04:00 e outros três desde as 03:15, estando apenas aberto o troço n.º 10.
Fonte do CDOS da Guarda referiu que todos os acessos naquele distrito foram encerrados hoje de madrugada, à exceção de Seia-Sabugueiro e Piornos-Covilhã, que se mantêm abertos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém o continente e a Madeira em alerta amarelo devido ao frio previsto para o fim-de-semana, e prevê que a temperatura média da próxima semana esteja abaixo dos valores normais para a época. A maioria dos distritos do norte, centro e interior volta a registar mínimas negativas durante o dia de hoje. O distrito da Guarda é o que apresenta as temperaturas mais baixas (-4) e o Algarve é a região com as mínimas mais altas (2º em Faro e 4º em Sagres).
No domingo as temperaturas sobem ligeiramente, mas o IPMA mantém o alerta amarelo para Portugal Continental.
observador.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário