Esta é provavelmente a escultura mais fotografada do Museu Salar Jung, em Hyderabad, Índia. Popularmente conhecida como a "Estátua Dupla de Mefistófeles e Margaretta", a hipnótica escultura foi esculpida em um único tronco de figueira e tem duas imagens distintas em lados opostos. De um lado, um homem, usando capa com capuz, com o peito estufado de forma arrogante olha para a sala. No espelho, atrás dele, vemos uma mulher recatada com a cabeça ligeiramente inclinada enquanto segura um ramo nas mãos. |
A expressão cénica da escultura realmente se desdobra quando um espelho fica atrás da figura masculina, fazendo parecer com que a mulher está atrás do homem. De um lado retrata o arrogante e malvado Mefistófeles e do outro a gentil Margaretta.
Os amantes da literatura compreenderão imediatamente quem essas figuras contrastantes representam. Conhecidos como Mephistopheles e Margaretta, a dupla hipnotizante são claramente os protagonistas do icônico "Fausto" de Goethe, de 1808, a batalha clássica entre o bem e do mal.
Com seu bigode grande e sorriso diabólico, a figura masculina é claramente Mefistófeles, mais conhecido como o diabo. Ao assinar um pacto com sangue, Fausto faz o acordo original com o diabo, que termina em terríveis consequências com assassinato e condenação eterna quando ele se apaixona por Gretchen, também conhecida como Margaretta.
No conto clássico de tragédia, Fausto segue o diabo para satisfazer suas ambições pessoais, apenas para perceber o erro de seus caminhos tarde demais. Datada de muito antes de Goethe, a lenda de Fausto foi posteriormente tema de vários romances, poemas, peças, composições musicais e obras de arte.
Esta escultura em particular é cativante pela capacidade do artista de retransmitir a narrativa de forma eficaz e evocativa. Criada no século 19 por um artista francês desconhecido, está entre as obras de arte mais fotografadas da coleção do museu. Visto que fica em um dos maiores museus do mundo, isso diz algo sobre seu impacto.
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Estas duas figuras sintetizam a natureza dual da humanidade contada por Fausto.
De um lado, temos o nefasto Mefistófeles, que imediatamente inspira medo apenas por olhar em seus olhos maliciosos. Por outro lado, a recusa de Gretchen em olhar para o diabo pode ser vista como uma metáfora para o que se desenrola na história. Enquanto Gretchen se afasta do mal, Fausto corre direto para ele em uma busca para encontrar a felicidade e possuir conhecimento infinito.
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