Muito já é conhecido sobre a fisiologia e o comportamento do orangotango, cujo nome significa "homem da floresta" no idioma malaio. No entanto, há uma coisa que ainda não está resolvida: o motivo exato pelo qual alguns orangotangos machos desenvolvem uma flange enquanto outros não. Essas grandes bochechas almofadadas, compostas principalmente por tecido gorduroso, certamente têm suas vantagens, como o domínio e o acasalamento com tantas fêmeas quanto possível, mas por que elas só se desenvolvem em alguns machos? |
A flange não é um sinal físico de que um macho alcançou a maturidade sexual como já foi cogitado por primatologistas. Embora os orangotangos estejam entre os mamíferos mais lentos para alcançar a idade reprodutiva, entre 7 e 10 anos de idade já são capazes de produzir descendentes, mas é raro que o macho se acasale antes dos 15 anos.
Via: Mark Dumont
As fêmeas amadurecem aproximadamente aos 5 anos de idade, mas como a maioria dos grandes primatas passam por um período de infertilidade em seus anos de adolescência que impedem a prole durante 2 a 4 anos e não geram filhos até que tenham deixado a adolescência.
Via: LkGa
Antes do ponto em que o macho desenvolve sua flange, ele parecerá um adolescente para todos os efeitos. Acredita-se que este atraso tenha uma causa social e pode ser em um função de um controle social.
Via: Russell Watkins
No entanto, quando as circunstâncias, que ainda não são totalmente compreendidas, são convenientes, ele começará a desenvolver sua flange, bem como um grande manto de garganta coberto de músculos, pelos longos e um odor de mofo distintivo. Uma vez que o desenvolvimento começa, sua flange estará completa dentro de um ano.
Via: Michael Johnson
Pensa-se que a presença de um macho flangeado dentro de uma certa colônia suprime o desenvolvimento de flanges em outros machos. O que não se sabe é como esta supressão é controlada fisiologicamente, seja através da liberação de um hormônio ou através de outro método. Estudos demonstraram que a presença de um macho flangeado inibe o desenvolvimento da flange, mas não permanentemente.
Via: Cifor
E se você tiver a sorte de ser o único macho do grupo? Os machos que foram mantidos em jardins zoológicos sem nada além de companhias de fêmeas começaram a desenvolver suas flanges na maturidade sexual.
Via: ISeeTheLight
Em outras palavras, cerca de 7 anos antes, isso não aconteceria na natureza, onde outros machos seriam uma presença constante e próxima, territorialmente falando.
Via: San Diego Shooter
Então, em vez de ser um gatilho hormonal que atrasa a maturação, alguns cientistas acreditam que o desenvolvimento da flange tem tudo a ver com estresse.
Via: Marina and Enrique
Quando os machos jovens estão perto de um macho flangeado, o estresse social pode fazer com que seu desenvolvimento completo seja contido. Esse pode ser o porquê, mas a forma como ainda acontece, de verdade, não é totalmente conhecida.
Via: Cifor
Você pode pensar que talvez seja baixos níveis de testosterona, pois aquelas caras grandes com grandes flanges certamente devem ter muito mais hormônio do que os outros, certo? No entanto, os níveis em orangotangos com flange e não flangeados foram considerados os mesmos.
Via: Yasa
No entanto, mesmo quando alguns exemplares tem uma flange, nem sempre será o macho alfa, as coisas ainda podem ficar mais complicadas.
Via: Cifor
Alguns machos flangeados se acasalam, enquanto outros na proximidade não. Nenhuma diferença no comportamento ou níveis de testosterona, então, por que acontece isso?
Via: Cifor
A única diferença é o nível de estrogênio na urina de machos flangeados que se reproduzem: é significativamente menor do que naqueles que não.
Via: Scara1995
Alguns estudiosos sugeriram que, quando os machos com flange mais dominantes são agressivos em relação a outros machos flangeados, o estresse social que provoca desencadeia a produção de estrogênio e a suspensão do desejo de procriar.
Via: Cifor
Então, a menos que você seja um orangotango masculino no topo da pilha social, as chances são de que você não atrairá nenhuma atenção feminina. Qualquer oportunidade de fazê-lo, como já tentou o Discovery Channel, terá de ser conduzida de forma furtiva e forçada.
Via: Cifor
Curiosamente, se um macho se afasta do grupo e estabelece seu próprio território longe de outros machos, isso irá desencadear o crescimento da flange eventualmente. E uma vez que se desenvolve fisicamente, sua garganta produzirá um grunhido que pode ser ouvido a quase dois quilômetros de distância e as fêmeas virão ao seu encontro.
Via: Guppiecat
Curiosidade:
Se você não percebeu, o primeiro orangotango desta coleção tem uma característica muito disitintiva e rara: assim como os humanos tem uma esclerótica branca (branco do olho).
Os antropólogos acreditam que este traço pode ter facilitado a comunicação entre humanos pois permite saber para onde o outro está olhando com independência do movimento da cabeça. Também representou um grande avanço para nossos ancestrais na evasão dos predadores, já que, com esta peculiaridade, podia avisar os demais sobre a presença de um animal perigoso apenas com o movimento dos olhos, sem a necessidade de fazer um movimento mais largo que revelasse sua presença.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário