AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 15 de dezembro de 2019

NÃO PODE REPETIR-SE ....OU PODE ?






Antonio Gil

NÃO PODE REPETIR-SE...OU PODE?
Depois de obterem total controlo sobre a imprensa doméstica, os nazis convenceram a população alemã de que os polacos ameaçavam a Alemanha, uma crença tão plausível quanto a Guatemala ameaçar os Estados Unidos, nos dias de hoje. Dizia-se que os polacos vinham cometendo atrocidades contra os alemães.

Então o Reich, sem qualquer justificação, com absoluta superioridade aérea, atacou a Polónia, bombardeou cidades indefesas e matou um grande número de pessoas. Foi um padrão alemão repetido várias vezes. Muitos repórteres falavam do cheiro de corpos apodrecidos, de refugiados morrendo de fome e sede. Hoje, o Reich é infinitamente lembrado como um modelo do mal. mas isso já é história.A tal história que nunca se repetiria porque - Hollywood lembrava-nos constantemente - nunca se poderia repetir
Mas até que ponto a Alemanha nazi difere dos Estados Unidos de hoje? as mentiras são as mesmas. O controlo de uma narrativa única pelos media, refinou-se ainda mais, claro.
Goebels sentiria inveja dos novos meios de manipulação.
Washington insistiu que o Iraque estava prestes a obter armas nucleares, agentes biológicos e já possuía gás venenoso. Era uma ameça existencial para os pobres e indefesos EUA, claro.
Nada disso era verdade. O governo, auxiliado pelos media, convenceu mais da metade da população americana de que o Iraque era responsável pelo 11 de setembro.
Agora diz que o Irão trabalha para obter armas nucleares e além disso - não esquecer - os russos vêm aí. Há mais de 50 anos os russos estão para vir. São lentinhos, os moços, mas a imprensa americana, estritamente controlada, há 50 anos repete que eles vêm a caminho.
Tendo preparado o público americano como os nazis, Washington desencadeou um ataque selvagem contra o Iraque, destruindo deliberadamente a infraestrutura, deixando o país sem energia ou água potável. O massacre foi maravilhoso ou ''beautifull'' como seu actual presidente diz dos mísseis. .
Claro, a guerra destinava-se a livrar o povo iraquiano de um ditador maligno, trazer democracia, liberdade e direitos humanos. (O petróleo? ah, lá calhou. Olha que coincidência feliz: havia petróleo por lá, quem diria?
Washington nunca dorme nas suas campanhas para melhorar a vida das pessoas. Pessoas cujo desejo mais fervoroso é que os EUA parem de melhorar suas vidas. Para dar aos afegãos democracia, direitos humanos e valores americanos, há dezoito anos os EUA bombardearam, bombardearam de novo e voltaram a bombardear uma população basicamente analfabeta com a qual os EUA nunca tiveram negócios.
Foi uma guerra cobarde com aviões de guerra e drones massacrando camponeses indefesos. Os pilotos e operadores de drones que fazem isso merecem desprezo, assim como o país que os envia. Quantos anos mais? Com que propósito? E como é que os nazis alemães eram piores?
A Gestapo alemã cometeu torturas doentias em porões ocultos. Os Estados Unidos fazem o mesmo, mantendo prisões de tortura em todo o mundo. Aí, homens, e sem dúvida mulheres, são pendurados nus pelos pulsos por dias,em salas muito frias, mantidos acordados e espancados periodicamente (exactamente como descrito pelos sobreviventes de tortura nazi , americanos ou alemães, práticas nazis são práticas Nazis.)
.Digam-me, por favor, como é que isto difere do que foi feito pelo Reich? (As fotos mais sangrentas não estão mais online. Muitas que restam parecem ter sido editadas.)
Uma mulher supervisionou e executou a operação. em Abu Ghraib. Gina Haspel, chefe da CIA, é uma sádica que torturou prisioneiros muçulmanos, lembrando Ilse Koch, a famosa torturadora nazi, que também trabalhava em prisões. Que orgulho para um certo sector de feministas não? afinal as mulheres também são capazes, não há cá ''tarefas de homens''.
O presidente Trump acaba de perdoar vários criminosos de guerra americanos, dizendo que queria dar aos soldados americanos a "confiança necessária para lutar". Isto equivale a uma permissão geral para cometer atrocidades. Um objectivo do treino militar é extirpar a decência e a misericórdia humanas.
Atrocidades é o que os soldados fazem, e farão enquanto as guerras continuarem, sendo furiosamente negadas pelo governo.
Talvez o exemplo mais conhecido de aprovação implícita tenha sido o perdão de Nixon ao tenente Calley, que ordenou o assassinato de aldeões vietnamitas, pelos quais recebeu três anos de prisão domiciliar.
Os alemães queriam império, espaço vital e recursos, em particular petróleo. Os americanos querem império e petróleo, cujo controle permite o controle do mundo. Eles conquistam por invasão e intimidação. Assim, os EUA querem levar a democracia e os direitos humanos ao Iraque, Irão, Venezuela e Nigéria, que têm muito petróleo, enquanto mantêm tropas de ocupação na Arábia Saudita, Kuwait e outros lugares no Médio Oriente . Que parte da Síria está ocupada por Trump? Surpresa surpresa! A parte com o petróleo. Petróleo para os americanos, terra para os alemães.
O público alemão não estava entusiasmado com a guerra, pelo menos até 1940, assim como o público americano hoje. Nenhum público demonstrou preocupação com o horror que seu governo infligiu mundo afora. Qual é a diferença?
Os paralelos com o Reich não estão completos. Washington não ensaia genocídio contra judeus, negros ou qualquer outra população interna, contentando-se em matar quem quer que esteja suas bombas caiam. Trump não pode ser razoavelmente comparado a Hitler. Ele não tem a visão, a espinha dorsal e, aparentemente, a crueldade. Hitler era um homem muito inteligente e muito mau, que sabia exactamente o que fazia pelo menos politicamente. Isso não pode ser dito de Trump.
No entanto, Hitler estava, e Trump está, cercado por homens extravagantes de grande belicosidade. Adolf tinha Goering, Goebbels, Himler, Rheinhardt Heydrich, Julius Streicher, Eichman. Trump tem John Bolton, tão amoral e patologicamente agressivo quanto qualquer outro na comitiva do Fuehrer, ou sob Pompeo, um sapo inchado com remotas aparências de ser humano e tem uma estranha semelhança com Goering. Tanto ele como Pence são hereges cristãos, evangélicos, que acreditam que estão conectados a Deus através de uma espécie de banda larga e tráfico ilimitado. O'Brien parece Bolton. Todos querem guerra com o Irão e talvez com a China e a Rússia. Sieg heil, espera-os um reich de mil anos.
Por isso, Calley recebeu três anos de prisão domiciliar, menos do que a sentença por um saco de metanfetamina, até ser perdoado por Nixon. Muitos americanos disseram, e muitos ainda dizem, que ele não deveria ter sido punido, que os EUA precisavam de tirar as luvas, deixar as tropas lutarem. Trump repetiu o mantra: deixem os nossos rapazes chacinar sem essa chatice de julgamentos e condenações.
Os nazis alemães cultivavam a ''terra e o sangue''. A terra da Alemanha e a raça teutónica, que eles acreditavam ser geneticamente superior a todos as outras. Os americanos não podem adorar facilmente a raça. Em vez disso, eles consideram-se excepcionais, indispensáveis, habitantes de uma cidade brilhante na colina, a maior civilização que o mundo já conheceu. O mesmo narcisismo e arrogância, um fundamento ligeiramente diferente desse dos nazis mas com os mesmos resultados, na prática.
A Alemanha nazi era, como a América nazi, intensamente militarista. Os EUA têm centenas de bases em todo o mundo (a China tem uma base estrangeira, em Djibuti, os russos algumas bases na Síria).
Os EUA gastam com as forças armadas o que nem Hitler sonhava, apesar da falta de um inimigo militar credível. Actualmente, paga por novos submarinos de mísseis (classe Columbia), porta-aviões (classe Ford), bombardeiros nucleares intercontinentais (B21) e aviões de combate (F-35).
A Alemanha nazi atacou a Checoslováquia, a Polónia, a Noruega, a Bélgica, a Holanda, a França, a ex URSS (mormente Ucrânia, Bielo Rússia e a Rússia.
E a. América? bom, anotem: Iraque, Afeganistão, Líbia, Somália, Síria e apoia uma brutal guerra por procuração contra o Iémen (essa grave ameaça para a América) e ameaça a Venezuela, a China e o Irão com ataques e embarga Cuba. Estes são recentes. Voltando um pouco atrás no tempo, temos Laos, Camboja, Vietname,Jugoslávia, Panamá. Granada, Recuando mais ainda temos Filipinas, México, Cuba e Puerto Rico. Milhões e milhões de mortos.
O Terceiro Reich foi, como a América actualmente é, a principal ameaça à paz no planeta, um estado agressivo, pirata e impiedoso. Não pode voltar a acontecer, lembram-nos ainda os filmes de Hollywood. Não pode? então porque acontece? E por que razão as pessoas ainda falam como se o nazismo tivesse acabado?

Sem comentários:

Enviar um comentário