Ocorreu no passado 23 de setembro. Um avião de seis lugares Piper classe M modificado completou o primeiro voo do mundo impulsionado por uma célula de combustível de hidrogênio em um avião comercial. Segundo explicou ZeroAvia, trata-se até o momento do maior avião impulsionado por hidrogênio do mundo. A aeronave decolou das instalações de pesquisa e desenvolvimento da companhia em Cranfield, Inglaterra, completando um voo completo. |
O modelo, junto ao avião elétrico testado pela companhia em junho no Reino Unido, é parte do projeto HyFlyer da ZeroAvia para produzir, não só um sistema de propulsão híbrido de hidrogênio/elétrico escalável que possa ser instalado em aviões convencionais, senão também para desenvolver a infraestrutura necessária para alimentá-los.
VÍDEO
A ZeroAvia diz que a tecnologia pode ser melhorada em pouco tempo e a companhia espera ver aviões de 10 a 20 assentos em serviço em três anos, versões de 50 a 100 assentos em 2030 e um avião de 200 assentos com uma autonomia de mais 5.500 km para 2040.
Seja como for, trata-se de um voo histórico ao qual possivelmente seguirão outros que superem o tamanho do classe Piper M. De fato, a Airbus poderia ser a próxima a fazer o mesmo.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário