As pessoas aprenderam a costurar antes mesmo de as primeiras estatuetas de aparência estranha de deusas paleolíticas começarem a aparecer, antes dos desenhos nas paredes das cavernas. É inútil tentar estabelecer até mesmo uma data aproximada de nascimento da moda primitiva, quando pela primeira vez peles e pelos eram costurados com agulha de osso e tendão. Centenas de milhares de anos depois - e ainda em extrema antiguidade - surgiu a tecelagem, o processo de costura melhorou. Mas o caminho para as máquinas de costura modernas, que realizam mais de mil pontos por minuto e são semelhantes aos computadores de "costura", não foi fácil: por muito tempo, a abordagem tradicional da costura suplantou qualquer inovação.
Tentativas de mecanizar o processo de costura
Ferramentas de costura - incluindo agulhas, dedais - eram tradicionalmente incluídas no dote das noivas europeias: no início, costurar era uma ocupação feminina. Confeccionar roupas e consertá-las exigia muito tempo - quem mais além das esposas e filhas, que na verdade estavam trancadas em casa, tinha que cumprir essas tarefas.
Quando foram feitas as primeiras tentativas de mecanizar o processo de costura, é difícil dizer. Há uma versão, quase uma lenda, de que os artesãos holandeses inventaram um dispositivo para costurar tecidos no início do Renascimento - a invenção era usada principalmente para fazer velas, porque prender pedaços de tecido denso à mão era um processo longo e trabalhoso. Supostamente, os holandeses, para manter suas posições no mar, guardavam as novas tecnologias na mais estrita confiança - portanto, os descendentes não viram as primeiras máquinas de costura. Leonardo da Vinci também recebeu o crédito por tentar inventar e projetar uma máquina de costura - no final do século XV.
S. Dali "Máquina de costura e guarda-chuvas em uma paisagem surreal"
O que quer que se diga, mas tudo foi para a mecanização do trabalho dos alfaiates, como qualquer outro artesanato da época. Curiosamente, a principal dificuldade que os primeiros inventores da máquina de costura enfrentaram não foram as nuances técnicas ou os requisitos de design. É que aqueles que ganhavam a vida costurando roupas, fazendo sapatos, defendiam ferozmente seu modo de vida e seu padrão de trabalho usual. Não importa o quão difícil e consumidor de energia fosse, os alfaiates não tinham pressa em simplificá-lo ou melhorá-lo.
Inventores de máquinas de costura
Maquete do carro de Sent, construído de acordo com seus desenhos
A primeira patente de um dispositivo que lembra vagamente uma máquina de costura moderna foi obtida em 1790 pelo inglês Thomas Saint. É verdade que as coisas não progrediram além da criação de desenhos e design, e o modelo de trabalho não foi preservado. A rigor, Saint não foi o primeiro a inventar uma maneira de costurar mecanicamente peças de tecido e couro; em 1755, Charles Wiesenthal, também trabalhando no problema de melhorar o processo de costura, patenteou sua invenção: uma agulha com duas pontas e um olho em uma das pontas. Nenhuma das invenções foi colocada à venda.
Os europeus não abandonaram suas tentativas de criar uma máquina de costura. O método de costura manual foi tomado como base. O alfaiate vienense Josef Madersperger, após dez anos de trabalho, conseguiu construir seu modelo de trabalho e patenteou o design em 1814. A máquina só podia fazer pontos retos, mas modelos posteriores montados por Madersperger realizavam tarefas mais complexas.
Madersperger e sua "mão de costura"
A primeira produção em massa de máquinas de costura foi realizada por outro inventor, desta vez um francês - Barthélemy Timonier. Ao contrário de seus antecessores, ele não só recebeu sua patente (isso aconteceu em 1830), mas também abriu sua própria fábrica, e ainda conseguiu um contrato de costura de uniformes para o exército francês. Tudo terminou mal - alfaiates, que trabalhavam à mão, à moda antiga, acreditando que a ideia de Timonye estava tirando o pão deles, destruíram a fábrica e destruíram as máquinas de costura, e o próprio inventor foi forçado a fugir para a Inglaterra, onde morreu na pobreza.
Elias Howe e sua invenção
Assim, se tudo estava relativamente claro com a ideia de melhorar o processo de costura, então o próprio progresso repousava na relutância dos mestres de agulhas e dedais em perder pedidos ou mudar seu estilo de trabalho. Os americanos conseguiram resolver o problema com algumas dificuldades.
Walter Hunt, conhecido por sua habilidade de inventar várias coisas úteis, esteve envolvido na criação de uma máquina de costura desde 1832. Depois de passar cerca de seis anos nisso, ele largou o emprego - ele não via perspectivas para sua invenção. Por volta da mesma época, Elias Howe, de Boston, estava ocupado com sua máquina de costura. Ele patenteou o design do dispositivo criado em 1846. A peculiaridade da máquina Howe era que a agulha se movia horizontalmente - o inventor era guiado pelos movimentos que sua esposa fazia ao costurar.
Howe não obteve lucro com o recebimento da patente, além disso, sofria gravemente de falta de dinheiro e, estando ausente, enquanto sua esposa estava morrendo, dificilmente poderia conseguir dinheiro e comprar uma passagem para casa para ter tempo de se despedir dela. Mas o inventor ainda teve uma surpresa. Acontece que seus projetos foram usados por empresários americanos - um deles foi Isaac Singer.
Máquinas de costura Singer
Isaac Merritt Singer
Se os nomes de todos aqueles que investiram anos de suas vidas na invenção da máquina de costura são agora muito poucos sabem, então o nome de Singer está em ouvido no segundo século, além disso, ele é frequentemente considerado o criador da primeira máquina, o que não é verdade, e o próprio empresário nunca insistiu nisso.
É verdade que Singer ainda era o inventor - em 1839 ele recebeu a patente de uma máquina de perfuração, patente que logo foi vendida aos comerciantes. Mas o principal é que ele também participou da invenção de Howe - transformar um mecanismo pouco conhecido em um produto popular em dois continentes. Singer inventou uma lançadeira posicionada horizontalmente, uma prancha de mesa vertical para tecido, um pedal. Na verdade, apenas a agulha inventada por ele permaneceu no novo dispositivo da invenção do Bostonian - mas Singer não se esquivou de reconhecer a primazia de Howe em sua criação e prontamente pagou-lhe dinheiro por usar a ideia.
Máquina de costura Singer
Singer levou a sério a organização da produção: ele criou um "pool de patentes" - um acordo com fabricantes de máquinas de costura; aconteceu em 1858. Ele montou uma linha de montagem - mais tarde Henry Ford fará isso. Singer vendeu máquinas de costura a prazo, com foco no desejo de reduzir o preço de varejo de seu produto. Se as primeiras máquinas de costura Singer custaram cem dólares (a propósito, Howe pagou um quarto dessa quantia), então, alguns anos depois, o preço caiu para dez dólares. Entre outras coisas, o comerciante organizou um serviço pós-venda que permitia aos clientes resolver problemas com avarias ou manutenção das suas máquinas.
A produção se expandiu, fábricas começaram a abrir no exterior - na Europa. Em 1902, após a morte do comerciante, foi inaugurada em Podolsk uma fábrica da empresa Singer, que se tornou o “Fornecedor de Sua Majestade Imperial”.
Artigo de jornal de 1851 sobre a máquina de escrever Singer
O homem, graças a quem ficou mais fácil costurar, e na vida pessoal, acabou se tornando extremamente produtivo. De acordo com o testamento, sua fortuna multimilionária deveria ser dividida entre os filhos, o que não foi fácil, pois Singer deixou muitos descendentes. Com sua primeira esposa, Catherine Haley, ele deu à luz dois filhos e, tendo iniciado uma família em paralelo com Mary Ann Spoisler, tornou-se pai de mais dez filhos (dois morreram na infância). O próximo casamento "civil" - com Mary McGonigal - levou ao nascimento de cinco filhos, uma certa Mary Eastwood Walters deu à luz uma filha de Singer, e a segunda esposa legal de Singer, Isabella Boyer, que é considerada um modelo para a Estátua da Liberdade, deu à luz mais seis herdeiros ...
Oficina de costura em 1904
Uma coisa é certa - todas as mulheres que cercaram Isaac Singer durante sua vida fascinante usaram prontamente, se não as próprias máquinas de costura em seu nome, pelo menos, em todo caso, o produto de sua venda
https://www.curiosun.com/
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário