A ideia de um avião deixando cair milhares de litros de combustível em pleno vôo parece retirada de um filme de catástrofe, mas a verdade é que é uma manobra perfeitamente calculada, mas rara. Este interessante vídeo de Tech Insider repassa as razões pelas quais às vezes os pilotos tomam esta decisão. Derramar de propósito o combustível do avião é uma manobra conhecida como Fuel Jettison (Alijamento de combustível), e faz parte do procedimento de emergência quando o piloto precisa realizar uma aterragem súbita.
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Isto não se aplica em todas as aterragens de emergência, senão só as que são realmente urgentes, como pode ocorrer se de repente um passageiro tem um problema médico grave e pode morrer se não receber atenção médica imediata.
No fundo tudo é uma questão de soltar lastro. Um avião comercial médio pode levar em torno de 18.000 litros de combustível e essa é um carga que pesa toneladas. Esse peso extra faz com que o momento de tocar terra seja bem mais violento e incrementa muito o risco de acidentes durante uma aterragem de emergência. Normalmente, e se houver tempo suficiente, o piloto prefere realizar o que é conhecido como vôo sujo, incrementando a resistência aerodinâmica da aeronave e voando em círculos para queimar combustível. No entanto, há emergências em que não há tempo e há que desfazer do peso extra o mais rápido possível.
No fundo tudo é uma questão de soltar lastro. Um avião comercial médio pode levar em torno de 18.000 litros de combustível e essa é um carga que pesa toneladas. Esse peso extra faz com que o momento de tocar terra seja bem mais violento e incrementa muito o risco de acidentes durante uma aterragem de emergência. Normalmente, e se houver tempo suficiente, o piloto prefere realizar o que é conhecido como vôo sujo, incrementando a resistência aerodinâmica da aeronave e voando em círculos para queimar combustível. No entanto, há emergências em que não há tempo e há que desfazer do peso extra o mais rápido possível.
VÍDEO
O derrame de combustível é efetuado via algumas válvulas que desviam o líquido para a ponta das asas onde é pulverizado na atmosfera. A Administração Federal de Aviação tem suas próprias normas a respeito. Não pode ser feito a menos de 600 metros de altura, nem a menos de oito quilômetros de outro avião. Também não é permitido derramar o combustível sobre zonas habitadas ou massas de água, ainda que se a aterrissagem for extremamente urgente essa norma pode ser ignorada.
Ainda que derramar líquidos altamente concentrados e inflamáveis seja perigoso, a manobra é tão rara que não está entre as principais preocupações de agências ambientais.
Ainda que derramar líquidos altamente concentrados e inflamáveis seja perigoso, a manobra é tão rara que não está entre as principais preocupações de agências ambientais.
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