Talibã: Abatemos avião militar dos EUA em Ghazni
O avião que caiu no setor leste do Afeganistão pertence às forças armadas dos EUA, disse o porta-voz do Taleban.
O avião que caiu no setor leste do Afeganistão pertence às forças armadas dos EUA, disse o porta-voz do Taleban. | Foto: Reuters
Um porta-voz militar americano confirmou que o avião que caiu na segunda-feira no Afeganistão correspondia à Força Aérea deste país.
O Talibã disse esta segunda-feira ter derrubado um avião militar americano quando horas antes as autoridades afegãs anunciaram o acidente de um avião na província de Ghazni, em uma área sob o controle do grupo fundamentalista islâmico.
Por seu lado, um porta-voz militar dos EUA confirmou que o avião que caiu na segunda-feira no Afeganistão correspondia a um dos navios da Força Aérea deste país.
As primeiras informações sobre a queda da aeronave, mas sem especificar sua nacionalidade, haviam sido fornecidas anteriormente pela diretoria de aviação civil afegã, que afirmou apenas que não era um voo comercial.
As versões preliminares conhecidas indicavam que o avião pertencia a uma empresa afegã, mas minutos depois a mesma companhia aérea estatal Ariana rejeitou que o navio danificado fora de sua propriedade.
"Um avião caiu hoje, mas não pertence à Ariana. Os dois vôos da companhia aérea fretada hoje, entre Herat e Cabul e entre Herat e Delhi, estão seguros", disse o presidente interino da companhia Airan, Mirwais Mirzakwal.
O número de mortos pode ser de dezenas ", disse o porta-voz do governador de Ghazni, Arif Noori, que disse que os habitantes da região" pegaram dois corpos, ambos os pilotos ".
Após o incidente, um vídeo circulou nas redes do avião militar dos EUA na mesma área em que as primeiras informações indicaram que o avião havia caído.
vídeo
"Um avião pertencente às forças invasoras americanas foi abatido na província de Ghazni e várias autoridades americanas foram mortas nele", disse o porta-voz do Taliban Zabihullah Mujahid em comunicado.
"O acidente de avião em Ghazni: o Taliban assume a responsabilidade dizendo que a aeronave pertencia aos EUA e que vários oficiais da CIA morreram", twittou a rede afegã da 1TV.
Um grupo de forças especiais afegãs foi enviado para a área do acidente, que fica a cerca de 25 quilômetros da cidade de Ghazni, disse o Ministério da Defesa do país asiático.
Por seu lado, a Autoridade de Aviação Civil do Afeganistão informou que todos os voos civis se desenvolveram normalmente e nenhum deles sofreu um acidente.
www.telesurtv.net
Sem comentários:
Enviar um comentário