AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

IMPRESSIONANTE ! - A PINTURA HIPERREALISTA DE ANNE- CHRISTINE RODA




Anne-Christine Roda é uma artista francesa nascida em 1974 que define uma alta interpretação do retrato: em sua obra a pintura está totalmente subordinada à representação da fragilidade do homem. Sua escolha temática fala diretamente em nossas vidas diárias.

«Durante muito tempo, a minha escolha de modelos foi uma questão de sorte, especialmente amigos de amigos, conhecidos, que escolhi com base em um detalhe específico, como uma atitude ou expressão que chamou minha atenção e me intrigou. Depois de selecionados, eu os deixei livres para posar como quisessem, nus ou não, e na posição que escolheram adotar. Tudo isso me contou muito sobre eles, de uma maneira que seria perdida se eu tivesse dado a eles um guia específico sobre como posar. Fico feliz em revelar o que as pessoas decidem me oferecer. 
No entanto, mais recentemente, comecei a trabalhar em pequenas séries de pinturas para as quais escolhi ser mais discreta. Para esta nova abordagem, é essencial trabalhar com modelos que conheço bem e com quem sinto uma verdadeira cumplicidade. »

"Ruby", óleo sobre madeira /  óleo sobre madeira , 81 x 116 cm., 2017. Coleção particular /  Coleção particular

"Ruby" (detalhe /  detalhe )

«A ausência de uma pose ou contexto estudado concentra toda a atenção no que me impressiona nessas pessoas: eu investigo a alma delas, mas, ao mesmo tempo, de alguma forma, também exploro a minha.
Foi o que tentei fazer com as mulheres em meu trabalho: questionando seus corpos, busco não apenas obter uma representação estética, mas também uma expressão da dimensão espiritual. Meus últimos trabalhos revelam, sem dúvida, mais sobre mim do que sobre meus modelos.

"Fixação / acessório III", óleo sobre madeira / óleo sobre madeira , 40 x 40 cm., 2017

"Bagno II", óleo sobre painel / óleo sobre painel , 50 x 90 cm., 2018. Coleção particular / Coleção particular

Foi o início da fotografia, entre outras coisas, que anunciou o declínio do retrato pintado e, no entanto, é a partir de uma fotografia que Anne-Christine trabalha, prova definitiva de que, aprofundando as tradições de sua forma de arte, distancia-se dessa mesma tradição na busca de rudeza nua em suas representações.
A interpretação visual da artista sobre seu tema, o olhar do espectador sobre a obra de arte, que questiona a representação da realidade, é quando a pintura se torna um reflexo e um fragmento da humanidade.

"Marion", óleo sobre tela / óleo sobre tela , 97 x 130 cm., 2013

"Marie", óleo sobre tela / óleo sobre tela , 98 x 170 cm., 2016

«Muitos anos de experiência como restaurador de pinturas me permitiram analisar um grande número de estilos e técnicas de todos os períodos da pintura, que no final me nutriram e inspiraram meu estilo pictórico particular.
Eu pinto em fundos coloridos, principalmente marrons, começando com os contornos mínimos do desenho. Muitos detalhes tendem a me paralisar e me impedir de enfrentar e lidar com o problema na íntegra. Abordo a minha pintura como escultor, começando pelas áreas escuras, tentando aperfeiçoar tudo, refinando gradualmente cada camada de tinta até que os detalhes surjam e a luz venha à superfície. Nada está realmente fixo nessa fase do trabalho, e o olho pode mudar muitas vezes antes de encontrar o lugar certo. Depois, chega o momento decisivo em que o sujeito é realmente capturado.

"Baño / Bathroom  II", óleo sobre painel / óleo sobre painel, 40 x 60 cm., 2018. Coleção particular / Coleção particular

"Nadine", óleo sobre tela /  óleo sobre tela , 89 x 116 cm., 2014. Coleção particular /  Coleção Particular

«Existem tantos artistas (pintores, escultores e fotógrafos) que aprecio e admiro. Mas ainda assim, não acho interessante pintar "no estilo de ....": a pintura é algo pessoal demais para não ser genuíno e refletir a nós mesmos. Não é o estilo particular de um artista, mas algo com um foco particular que ressoa dentro de mim. É nesse sentido que, em minha opinião, por exemplo, o trabalho de Caravaggio me inspirou na maneira como usei pessoas comuns de rua como modelos para representar figuras mais dignas e nobres. E da mesma forma, seu domínio da luz, suas emoções e sua técnica são como um eco na minha própria abordagem da pintura.

"As mãos das mãos de Dana / Dana ", óleo sobre madeira / óleo sobre madeira , 40 x 40 cm., 2017.
Coleção particular / Coleção particular

"Jean-Michel", óleo sobre tela / óleo sobre tela , 80 x 100 cm., 2012

Desde 2013, ele expõe em galerias (França, Genebra, Munique), centros de arte (na França), feiras de arte (Paris, Estrasburgo, Mônaco) e museus (National Portrait Gallery em Londres e Edimburgo, Ulster Museum em Belfast, Meam em Barcelona, ​​Museu Wausau, em Wisconsin). Em 2015, ele participou do BP Portrait Award. Suas pinturas fazem parte de coleções na França, Suíça, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Hong Kong, etc.

"Sevres - Babylone", óleo sobre tela / óleo sobre tela , 146 x 114 cm., 2017.
Coleção particular / Coleção particular

Anne-Christine com seu trabalho /  com seu trabalho  "Herve"

Anne-Christine Roda é uma artista francesa nascida em 1974, que define altamente a interpretação do retrato: em sua obra a pintura é inteiramente subjugada ao retrato da fragilidade do homem. Sua escolha de assunto fala diretamente em nossas vidas cotidianas.

«Durante muito tempo, a minha escolha de modelos foi uma questão de sorte: principalmente amigos de amigos, aquáticas vagas - eu as escolhi com base em detalhes específicos, como uma atitude ou expressão que me impressionou e me intrigou. Depois de selecionados, eu os deixei livres para posar como quisessem, nus ou não, e na posição que escolheram, tudo isso me contou muito sobre eles de uma maneira que seria perdida se eu lhes desse orientações específicas sobre como posar. Fico feliz em revelar o que as pessoas escolheram para me oferecer. 
No entanto, mais recentemente, comecei a trabalhar em pequenas séries de pinturas para as quais escolhi ser mais discreta. Para esta nova abordagem, é essencial trabalhar com modelos que conheço bem e com quem sinto uma verdadeira cumplicidade. »

"Herve", óleo sobre tela /  óleo sobre tela , 90 x 116 cm., 2012

"Anwen I", óleo sobre tela /  óleo sobre tela , 97 x 130 cm., 2015. Coleção particular /  Coleção Particular

«A ausência de uma pose estudada ou de um contexto concentra toda a atenção no que me impressiona nessas pessoas: eu investigo sua alma, mas, ao mesmo tempo, de certa forma, também exploro minha própria alma.
Foi o que tentei fazer com as mulheres em meu trabalho: busco questionar seus corpos, não apenas para conseguir um retrato estético, mas também uma expressão da dimensão espiritual. Meu último trabalho revela, sem dúvida, mais sobre mim do que sobre meus modelos.

"Bagno I", óleo sobre painel / óleo sobre painel , 65 x 101 cm., 2018

"Stephanie", óleo sobre madeira / óleo sobre madeira , 89 x 116 cm., 2014. Coleção particular / Coleção Particular

Foi o início da fotografia, entre outras coisas, que anunciava o declínio do retrato pintado e, no entanto, é a partir de uma fotografia que Anne-Christine trabalha, a prova definitiva de que, ao se aprofundar nas tradições de sua forma de arte, ela se distancia dessa tradição. em buscar uma crueza nua em suas representações.
A interpretação visual da artista sobre o assunto, o olhar do espectador sobre a obra de arte, que questiona a representação da realidade - quando a pintura se torna um reflexo e um fragmento da humanidade.

"Sylvain", óleo sobre tela / óleo sobre tela , 80 X 120 cm., 2014

"Dana", óleo sobre madeira / óleo sobre madeira , 40 x 40 cm., 2017

«Muitos anos de experiência como restaurador de pinturas permitem-me analisar um grande número de estilos e técnicas diferentes de todas as idades da pintura; isso me nutriu e inspirou meu estilo pictórico particular, no final.
Estou usando fundos coloridos, principalmente marrons, começando com o mínimo de esboços de desenho. Muitos detalhes tendem a me paralisar e me impedir de encarar e tratar o assunto em sua totalidade. Aproximo-me da minha pintura como um escultor, começando pelas áreas escuras, tentando aperfeiçoar tudo, refinando gradualmente cada camada de tinta até que os detalhes surjam e a luz venha à superfície. Nada está realmente consertado nesta fase do trabalho: e o olho pode mudar muitas vezes antes de encontrar seu lugar correto; então, chega o momento decisivo em que o assunto é realmente pego. »

"Gaelle I", óleo sobre tela / óleo sobre tela , 130 x 90 cm., 2019

«Quando escolho um modelo, a personalidade dele é decisiva, nunca antecipo minha sessão de fotos: deixo-me guiar pelo encontro, para que o modelo me fale sobre isso e o que tentarei consertar. Há algo quase mágico, um humor, uma emoção, um estado mental. Tudo isso acontecerá durante a sessão e depois me dará algo para pintar.

Com Gaelle, estávamos excepcionalmente ao ar livre, fazia muito calor e estávamos fazendo detalhes corporais na água: pernas e mãos. Ele adora água e se sentiu bem com essa água fresca. Enquanto eu trocava meus óculos, ela se deitou completamente na água ... é nesse momento que eu finalmente escolhi. Ela nem me viu tirar uma foto naquele momento.

"Gaelle I" (detalhe / detalhe )

«Quando escolho um modelo, a personalidade deles será decisiva, nunca antecipo a filmagem, deixo-me guiar pelo encontro, pelo que o modelo me dará sobre isso e que tentarei consertar. Há algo quase mágico, um humor, uma emoção, um estado de espírito, tudo isso acontecerá durante a sessão e depois me dará algo para pintar.
Com Gaelle, excepcionalmente tínhamos estado ao ar livre, estava terrivelmente quente e estávamos fazendo detalhes do corpo na água, pernas e mãos. Ela adora água e se sentiu bem nesta água fresca. Enquanto eu trocava as lentes, ela se deitou completamente na água ... é naquele momento que finalmente escolhi, ela nem me viu tirar uma foto dela naquele momento.

"Palais Royal", óleo sobre tela / óleo sobre tela , 146 x 114 cm., 2017. Coleção particular / Coleção Particular

"Caillou, ciseau, papier / pedra, papel, tesoura / pedra-papel-tesoura "
Óleo sobre madeira / óleo sobre madeira , 75 x 50 cm., 2018

«Existem tantos artistas (pintores, escultores e fotógrafos) que aprecio e admiro. Mas, mesmo assim, não acho interessante pintar "no estilo de ...": pintar é algo muito pessoal para não ser genuíno e refletir a nós mesmos. Não é o estilo particular de um artista, mas algo em uma abordagem particular que ressoa dentro de mim. É nesse sentido que, em minha opinião, por exemplo, o trabalho de Caravaggio me inspirou na maneira como ele usava pessoas comuns da rua como modelos para representar as figuras mais dignas e nobres. E do mesmo modo, o domínio da luz de Carvaggio, suas emoções e sua técnica são um eco na minha própria abordagem da pintura.

"Manya IV", óleo sobre madeira / óleo sobre madeira , 70 x 70 xm., 2018

Desde 2013, ela expõe em Galerias (França, Genebra, Munique), Centros de Arte (na França), Feiras de Arte (Paris, Estrasburgo, Mônaco) e Museus (National Portrait Gallery em Londres e Edimburgo, Ulster Museum em Belfast, Meam em Barcelona, ​​Museu Wausau, em Wisconsin). Em 2015, ela participou do BP Portrait Award. Suas pinturas fazem parte de coleções na França, Suíça, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Hong Kong, etc.


Fuentes / Fontes :
* Site
* artistas Entrevista Poetsartists 5: A tribo à sua chamada /
Poetsartists 5 Artistas Entrevista: Uma tribo para chamar de seu . By / por Marie Larkin. In / in Beautiful Bizarre
* Perfil e obras / Perfil e obras . Museu de arte
* Entrevista / Entrevista na Revista Hyperrealism, Nº2, março de 2018

Caravaggio em "El Hurgador" / neste blog : Todos os links /  Todos os links ] 


Imagens publicadas com permissão do artista (Muito obrigado, Anne-Christine!)
Imagens publicadas aqui com a permissão do artista (Muito obrigado, Anne-Christine!)

elhurgador.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário